NOTAS PARA UM CÂNONE (NADA) COR-DE-ROSA: O RESGATE DA PRODUÇÃO DE AUTORIA FEMININA E SEU PAPEL NO ENSINO E NA LEITURA DE LITERATURA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219426887Palabras clave:
Autoria feminina, Crítica feminista, Cânone literário, EducaçãoResumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre o resgate da literatura de autoria feminina, problematizando as premissas dos discursos crítico e historiográfico que sustentam o cânone literário brasileiro. A partir das questões propostas por Rita Terezinha Schmidt, Antoine Compagnon, Toril Moi, Luiza Lobo, Jaime Ginzburg, Douwe Fokkema e Elrud Ibsch, dentre outros, é feita uma reflexão sobre o papel emancipatório da educação, articulando-se as concepções apresentadas com uma postura docente voltada à formação de leitores críticos, em especial no que diz respeito ao silenciamento das mulheres no processo de narração da nação.
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