Discurso de-sobre professores e estudantes indígenas em Santa Catarina
um percurso de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219487896Keywords:
Indígena; Discurso sobre; Imaginário; Sentidos; SilenciamentoAbstract
This article presents a review of the integral researches, so far, of the projects Being-being-between-languages-cultures: linguistic policies and education of indigenous students in Chapecó/SC and Being-being-between-languages-cultures: language, identity and teachers training, aiming to compare regularities of senses and imaginary in different discursive materialities. The research was resumed and, through discursive paraphrase, the repetition and stabilization of meanings was identified, among which the silencing of the indigenous subjects stands out. This study aims to contribute to re-signify the social memory about the indigenous peoples by taking into account their voices and their multiple possibilities of existence.
Downloads
References
DAMIÃO, E. A. Sentidos sobre o indígena em livro didático de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português e Espanhol): Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2017.
DAMIÃO, E.A. e STÜBE, A.D. Sentidos sobre o indígena em livro didático de Língua Portuguesa. IN: TFOUNI, F.E.V e BERNARDO-SANTOS, J. Análise do Discurso e materiais de ensino. Aracajú: Criação Editora, 2020. p. 31 - 50.
MARIANI, B. S. C. O comunismo imaginário: práticas discursivas da imprensa sobre o PCB (1922-1989). Tese (Doutorado Instituto de Estudos da Linguagem), UNICAMP, Campinas/SP, 1996.
MAZIÈRE, F. A análise do discurso: História e práticas. São Paulo: Parábola, 2007.
MODESTO, Rogério. Os discursos racializados. Revista da Abralin. v. 2, n. 20, 2021, p. 01-19.
NUNES, J. H. Dicionários no Brasil: análise e história do século XVI ao XIX. Campinas: Pontes Editores, 2006.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes Editores, 2010.
ORLANDI, E. P. Terra à Vista – discurso do confronto: velho e novo mundo. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
ORLANDI. E. P. Terra à vista - Discurso de confronto: Velho e novo mundo. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.
PIEREZAN, M. Z; STÜBE, A. D. Imaginário e política linguística: sentidos sobre o indígena em documentos oficiais. Work. Pap. Linguíst., 23(2), Florianópolis, 2022, p. 104-124.
STÜBE, A. D.; DE AGUIAR, G. "Índio já sofre por ser índio": língua e identidade em redações de indígenas. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019, p. 99–124.
VENTURINI, M.C. Rememoração/Comemoração no Discurso Urbano. RUA [online], 2009, n. 15, vol. 1. Disponível em < http://www.labeurb.unicamp.br/rua/pages/home/capaArtigo.rua?id=71>. Acesso em: 15 fev. 2024.
ZANOTTO, M; STÜBE, A. D. Imaginário sobre o indígena: produção de sentidos em dicionários de língua portuguesa. Interfaces, v. 13, n. 3, 2022, p. 104-118.
Downloads
Published
How to Cite
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.