Discurso de-sobre professores e estudantes indígenas em Santa Catarina

um percurso de pesquisa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487896

Keywords:

Indígena; Discurso sobre; Imaginário; Sentidos; Silenciamento

Abstract

This article presents a review of the integral researches, so far, of the projects Being-being-between-languages-cultures: linguistic policies and education of indigenous students in Chapecó/SC and Being-being-between-languages-cultures: language, identity and teachers training, aiming to compare regularities of senses and imaginary in different discursive materialities. The research was resumed and, through discursive paraphrase, the repetition and stabilization of meanings was identified, among which the silencing of the indigenous subjects stands out. This study aims to contribute to re-signify the social memory about the indigenous peoples by taking into account their voices and their multiple possibilities of existence.

 

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Author Biographies

Marieli Zanotto, UFFS

Graduada em Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó (2022), Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2018), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGEL/UFFS). Membro do GELINDI - Grupo de Estudos Linguagem, Discurso e Identidade e do PALLINDI - Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso da UFSM, integrante do projeto interinstitucional "Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva", coordenado pela Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia

Laura Hanauer, UFFS

Licenciada em História, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, Graduanda em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, pela mesma instituição. Bolsista do PIBIC no subprojeto "Narrativas de professores indígenas: língua e identidade", orientado pela Profa. Dra. Angela Derlise Stübe, pertencente ao projeto interinstitucional "Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva", coordenado pela Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia

Angela Derlise Stübe, UFFS

Doutora em Lingüística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008), é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC, no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). É membro do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", na ANPOLL; líder do grupo de pesquisa "língua(gem), discurso e subjetividade"; integrante do "Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso", Coordenadora de área do subprojeto PIBID Língua Portuguesa; coordena o GELINDI - Grupo de Estudos Linguagem, Discurso e Identidade

References

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Published

2025-02-28

How to Cite

Zanotto, M., Hanauer, L. ., & Stübe, A. D. (2025). Discurso de-sobre professores e estudantes indígenas em Santa Catarina: um percurso de pesquisa. Fragmentum, (64), 158–170. https://doi.org/10.5902/2179219487896

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