Discurso de-sobre professores e estudantes indígenas em Santa Catarina

um percurso de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487896

Palavras-chave:

Indígena; Discurso sobre; Imaginário; Sentidos; Silenciamento

Resumo

Neste artigo, apresentamos um gesto de leitura de pesquisas integrantes do projeto guarda-chuva Ser-estar-entre-línguas-culturas: língua, identidade e formação de professores, objetivando interpretar regularidades discursivas e imaginários em diferentes materialidades discursivas mobilizadas nos subprojetos. Retomamos os estudos e analisamos, por meio de paráfrase discursiva, a repetição e a estabilização de sentidos, dentre as quais destacamos o silenciamento do sujeito indígena. Com este estudo, pretendemos contribuir com gestos de interpretação - que são também modos de intervenção - de corpora que considerem as vozes e as múltiplas formas de existência do sujeito indígena

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Biografia do Autor

Marieli Zanotto, UFFS

Graduada em Licenciatura em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó (2022), Bacharel em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2018), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGEL/UFFS). Membro do GELINDI - Grupo de Estudos Linguagem, Discurso e Identidade e do PALLINDI - Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso da UFSM, integrante do projeto interinstitucional "Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva", coordenado pela Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia

Laura Hanauer, UFFS

Licenciada em História, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, Graduanda em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol, pela mesma instituição. Bolsista do PIBIC no subprojeto "Narrativas de professores indígenas: língua e identidade", orientado pela Profa. Dra. Angela Derlise Stübe, pertencente ao projeto interinstitucional "Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva", coordenado pela Profa. Dra. Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia

Angela Derlise Stübe, UFFS

Doutora em Lingüística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008), é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó/SC, no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). É membro do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", na ANPOLL; líder do grupo de pesquisa "língua(gem), discurso e subjetividade"; integrante do "Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso", Coordenadora de área do subprojeto PIBID Língua Portuguesa; coordena o GELINDI - Grupo de Estudos Linguagem, Discurso e Identidade

Referências

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Zanotto, M., Hanauer, L. ., & Stübe, A. D. (2025). Discurso de-sobre professores e estudantes indígenas em Santa Catarina: um percurso de pesquisa. Fragmentum, (64), 158–170. https://doi.org/10.5902/2179219487896

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