'É muito difícil de acreditar': sentidos, práticas e violências na integração local a refugiados no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219475406

Palavras-chave:

Discurso, Refúgio, Cartografia, Moïse

Resumo

Nesta pesquisa, por meio da Análise Cartográfica do Discurso, mapeamos reportagens veiculadas em alguns dos principais sites jornalísticos, que noticiaram o brutal assassinato do congolês Moïse Kabagambe, em janeiro de 2022. No estudo, buscamos compreender os efeitos de sentido e as relações de credibilidade/verdade que os veículos transmitem aos discursos das personagens e a isenção de responsabilidade da mídia diante dos relatos dos entrevistados. Também pretendemos articular as práticas discursiva e de produção, observando como uma comunidade transfere suas ideologias e como sustenta esses textos. Tais critérios são importantes na busca do diálogo e do intercambio conceitual (DEUSDARÁ, ROCHA, 2021).

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Biografia do Autor

Bruno Deusdará, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professor Titular de Linguística (Instituto de Letras/UERJ) e Professor efetivo nos Programas de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ e em Letras e Linguística (PPLIN) da FFP/UERJ. Vice-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, eleito para o quadriênio 2024-2027. Foi Diretor do Centro de Educação e Humanidades (CEH/UERJ), com mandato eletivo exercido entre 2020 e 2023. Atualmente, é Bolsista nos Programas Produtividade CNPq, Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Prociência (UERJ/FAPERJ). Foi Bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), no período 2015-2018, com renovação no período 2018-2021 e Bolsista do Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), no período 2017-2020, com renovação no período 2020-2023. Pesquisador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em Convênio de Cooperação entre o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR/ONU) e a UERJ. Coordenador do Convênio de Cooperação Internacional entre a Kobenhavns Universitet e a UERJ. Coordenador do Plano de Trabalho, aprovado no Edital CAPES PrInt entre UERJ/Kobenhavns Universitet/Università della Svizzera italiana. Foi Coordenador do Programa de Leitura da UERJ - Ler UERJ, (2015-2020), com financiamento Auxílio Instalação FAPERJ (2011), Edital Universal CNPq (2108). Tem atuado como parecerista de agências de fomento, de instituições de ensino superior e de periódicos científicos. Coordenou o GT/ANPOLL Linguagem, Enunciação e Trabalho, nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), é Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma Universidade (2004) e Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ (2006). Foi membro da Diretoria da Associação de Docentes da UERJ (Asduerj), nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atuou como Professor Doc I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro, Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET-RJ, Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Instituto de Aplicação/UERJ). Áreas e temáticas de interesse: análise do discurso, estudos enunciativos, pesquisa-intervenção, interface linguagem e trabalho, produção de subjetividade e ensino de língua materna e de português para refugiados. PAI DO BERNARDO.

Priscila Xavier, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Jornalismo, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2017). Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Deusdará, B., & Xavier, P. (2024). ’É muito difícil de acreditar’: sentidos, práticas e violências na integração local a refugiados no Brasil. Fragmentum, (61), 112–125. https://doi.org/10.5902/2179219475406