TEXTO TRÁGICO, IMAGEM CÊNICA, MÚSICA DITIRÂMBICA: UMA PROPOSTA PARA A LEITURA DA TRAGÉDIA ATENIENSE

Autores

  • Enéias Farias Tavares Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
  • Ilustrações de Leonardo Kozen

DOI:

https://doi.org/10.5902/13731

Resumo

Neste ensaio, descreverei a dionisíaca ateniense em relação ao festival trágico que nela inseria-se como central. Nessa discussão, a arquitetura do teatro de Dionísio e a utilização de adereços como máscaras, além da presença do maquinário cênico, evidenciará a complexidade desse fenômeno. Na parte final, refletirei, a partir de autores como Nieztsche, Snell e outros, sobrea necessidade de se reinterpretar a tragédia a partir dos elementos cênicos, elementos que lançam raios de luz sob os obscuros pontos resultantes da centralidade do texto na interpretação da tragédia. Nesse sentido, o que pretendo é evidenciar a importância da imagem corporal dos atores e dos integrantes do coro, do som de suas vozes individuais ou coletivas e do movimento de sua dança para a compreensão da arte dramática de Ésquilo, Sófocles e Eurípides.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-10

Como Citar

Tavares, E. F., & Kozen, I. de L. (2014). TEXTO TRÁGICO, IMAGEM CÊNICA, MÚSICA DITIRÂMBICA: UMA PROPOSTA PARA A LEITURA DA TRAGÉDIA ATENIENSE. Fragmentum, 1(38), 16–32. https://doi.org/10.5902/13731

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>