OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR-PESQUISADOR DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE /AMAZÔNIA BRASILEIRA
Resumo
Os Cursos de Licenciatura em Educação do Campo estãopromovendo uma ruptura na prática pedagógica nas escolas docampo. De forma explicita essa prática vem se dando numadimensão significativa à realidade dos sujeitos do campo e visa àformação de fato desses sujeitos numa perspectiva de fomentar asexperiências e trocas de saberes dentro e fora do espaço escolar.Diante disso, o presente artigo tem como objetivo esboçar asinovações ocorridas na prática pedagógica de um professorpesquisadordo campo e acadêmico do curso de Licenciatura emEducação no Campo, a partir do contexto do seu ingresso na referidaLicenciatura destacando sua prática pedagógica antes e após ocurso, aprendizagens adquiridas, superações na produção deconhecimentos, culminando com uma autoavaliação do processo deformação. As bases metodológicas utilizadas para a construçãodeste artigo foi à abordagem dialética com enfoque qualitativo, bem como o uso da pesquisa- ação e da autoavaliação da práticadocente. Os resultados deste estudo apontaram mudançassignificativas no processo de ensino-aprendizagem, aprimoradas nocotidiano escolar, bem como redirecionando determinados conteúdosàs especificidades locais com enfoque aos aspectos socioculturais,possibilidades estas favorecidas pela Licenciatura em Educação doCampo que, aos poucos vem contribuindo no sentido de elucidarnovos universos de conhecimentos locais que até então eramdesprezíveis em função de uma pedagogia urbanocêntrica.Downloads
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Publicado
2012-09-18
Como Citar
Costa, J. P. dos R., Costa, N. M. V., & Silva, M. R. P. (2012). OS DESAFIOS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR-PESQUISADOR DO CAMPO NO NORDESTE PARAENSE /AMAZÔNIA BRASILEIRA. Extensão Rural, 19(2), 55–76. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/7981
Edição
Seção
Artigos