Populações rurais e estudos sobre a comunicação na recepção midiática

Autores

  • Ricardo Duarte Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/231817967628

Palavras-chave:

Ciências Sociais Rurais, Estudos de Recepção, Mídia e Processos Interacionais, Comunidades Rurais no Brasil

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/231817967628

Nos contextos pobres do rural brasileiro cresceram, no último decênio, a expansão da eletrificação rural, os programas de aumento da renda familiar, de construção da casa própria e de consumo de bens duráveis (inclusive televisão, celular e computador com internet), configurando uma aceleração da midiatização de base tecnológica no rural. Este artigo tem o objetivo de nortear os estudos de extensão rural interessados na pesquisa em recepção midiática junto às populações rurais na contemporaneidade. Para isto, apresenta três momentos importantes da comunicação nos estudos rurais: a crítica à difusão de informações, a tentativa de atualização do modelo participativo e o uso dos estudos de recepção no rural. Ao final, propomos um percurso, pela perspectiva comunicacional, para se estudar a recepção midiática e o público rural.

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Biografia do Autor

Ricardo Duarte, Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais

Doutorando em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), Professor efetivo do Departamento de Comunicação Social da UFV/MG. Mestre em Comunicação Rural (UFRPE). Bacharel em Comunicação Social (UFPE). Membro do Grupo de Pesquisas em Imagem e Sociabilidade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG.

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Publicado

2014-11-01

Como Citar

Duarte, R. (2014). Populações rurais e estudos sobre a comunicação na recepção midiática. Extensão Rural, 21(3), 44–72. https://doi.org/10.5902/231817967628