Construção de conhecimento agroecológico no semiárido cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179670414

Palavras-chave:

Agricultura orgânica, Agroecologia, Extensão rural, Sistemas de conhecimento

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) representa a retomada do fortalecimento da agricultura familiar e o atendimento das demandas da sociedade por uma agricultura sustentável. Sua materialização se traduz na transição da agricultura convencional para agriculturas de base ecológica, a partir de metodologias participativas e sob um enfoque multidisciplinar e sistêmico de ATER. O artigo apresenta uma análise das percepções dos atores sociais das agriculturas orgânica e agroecológica do semiárido cearense sobre o processo de construção do conhecimento agroecológico. Para tal, lançou-se mão da análise de conteúdo de entrevistas utilizando-se como marcos de referência o Sistema de Conhecimento Ecológico (SCE) e os objetivos da PNATER. Os resultados desta pesquisa indicaram que há necessidade deum maior aprofundamento sobre a percepção dos atores sociais quanto à construção do conhecimento agroecológico e a PNATER. Tais percepções concentraram-senas dimensões de práticas ecologicamente corretas, aprendizagem e facilitação de aprendizagem. Ademais, poucos temas emergentes estavam relacionados às instituições de apoio e ambiente político favorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Carolina Frazão Silva Pinheiro, CCR Aeroportos, São Luís, MA

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007). Mestre em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural –PPGER (2018), UFC. Tem experiência em análise econômica, negociação coletiva, pesquisa e análise de dados.

Guillermo Gamarra-Rojas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Ciências Agrárias pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Atua nas áreas de Agroecologia, Extensão Rural, Desenvolvimento e Políticas Públicas.  Atualmente é professor adjunto da UFC e atua como orientador e co-orientador em Cursos de Pós-graduação.

Jorge Luiz Schirmer de Mattos, III Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Professor associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo – UPF (1993). Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Larvas - UFLA (1995). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha (2014). Coordenador do Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – UFRPE. 

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Engenharia Agronômica (2008) e Licenciatura em Ciências Agrícolas (2008) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – Posmex/UFRPE (2011). Doutor em Extensão Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural – PPGExR, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Estágio de doutorado sanduíche no Máster en Agroecología: un Enfoque para la Sustentabilidad Rural, na Universidad Internacional de Andalucía - UNIA e no Instituto de Sociología y Estudios Campesinos, na Universidad de Córdoba – ISEC/UCO. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), UFC. 

Luis Eduardo Sobral Fernandes, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, Fortaleza, CE

Coordenador Técnico do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA) em Fortaleza, Ceará. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2004).

Referências

ALTIERI, M. A. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Porto Alegre: EMATER/RS, 1999.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.

BECKER, F. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992.

BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball sampling-problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods and Research, v. 10, n. 2, p. 141-163, 1981.

BRASIL. Decreto nº 7.794, de 20 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Brasília, agosto de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7794.htm. Acesso em: 22 out. 2016.

BRASIL. Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. Brasília, dezembro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PRONATER, altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12188.htm. Acesso em: 5 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Instrução Normativa N.º 007, de 17 de maio de 1999. Dispõe sobre normas para a produção de produtos orgânicos vegetais e animais. Brasília, maio de 1999. Disponível em: http://www3.servicos.ms.gov.br/iagro_ged/pdf/489_GED.pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Certificação da Produção Orgânica. Online, 2018. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos/regularizacao-da-producao. Acesso em: 19 jul. 2018.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável: Território Serra da Ibiapaba – MDA/SDT/AMUVF. Fortaleza: Instituto Agro polos do Ceará, 2011a. 336p.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável: Território Vales do Curu e Aracatiaçu – MDA/SDT/AMUVF. Fortaleza: Instituto Agropolos do Ceará, 2011b. 422p.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política nacional de assistência técnica e extensão rural. Versão Final. Maio 2004. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/Pnater.pdf. Acesso em: 5 jul. 2018.

CAPORAL, F. R. Ciência para apoiar processos de transição para agriculturas mais sustentáveis. Revista América Latina en Movimiento, Quito, Año 37, II Época, n. 487, jul. 2013. Disponível em: http://alainet.org. Acesso em: 22 out. 2016.

CAPORAL, F. R. Lei de ATER: exclusão da agroecologia e outras armadilhas. Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. v. 4, n. 1, p. 23-33, 2011. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/R-Agroec12-11_05_Opiniao-Lei_ATER.pdf. Acesso em: 22 out. 2017.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília, 2004. Disponível em: http://frcaporal.blogspot.com.br/p/livros.html. Acesso em: 22 out. 2017.

CAPORAL, F. R.; DAMBRÓS, O. Extensão Rural Agroecológica: experiências e limites. Redes (St. Cruz do Sul Online), v. 22, n. 2, p. 275-297, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9352. Acesso em: 22 out. 2017.

CAPORAL, F. R.; RAMOS, L. F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília, 2006. Disponível em: http://agroecologia.pbworks.com/f/Artigo-Caporal-Ladjane-Vers%C3%A3oFinal-ParaCircular-27-09-06.pdf. Acesso em: 22 out. 2017.

COTRIM, D. S.; DAL SOGLIO, F. K. Construção do conhecimento agroecológico: problematizando o processo. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 11, p. 257-271, 2016.

DEPONTI, C. M.; SCARTON, L. M.; SCHNEIDER, S. O retrato da extensão rural a partir dos dados do Censo Agropecuário 2006. In: SCHNEIDER, S.; FERREIRA, B.; ALVES, F. Org. Aspectos Multidimensionais da Agricultura Brasileira: diferentes visões do Censo Agropecuário 2006. Brasília: IPEA, 2014. (Série Educação à Distância).

DINIZ, P.; ROZENDO, C. Panorama da política nacional de agroecologia e produção orgânica na última década. Boletim da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, v. 39, p. 53-61, 2019.

EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Livros da Terra, 1996. 178p.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Disponível em: http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Livro_P_Freire_Extensao_ou_Comunicacao.pdf. Acesso em: 15 jul. 2018.

GAMARRA-ROJAS, G.; FABRE, N. Agroecologia e mudanças climáticas no Trópico Semiárido. Redes (St. Cruz Do Sul online), v. 22, n. 2, p. 174-188, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/redes.v22i2.9359. Acesso em: 18 out 2017.

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. da Universidade – UFRGS, 2000.

HOLLING, C. S.; SCHINDLER, D. W.; WALKER, B.; ROUGHGARDEN, J. Biodiversity in functioning of ecosystems: An ecological primer and synthesis. In: PERRINGS, C.; MÃLER, K. G.; FOLKE, C.; HOLLING, C. S.; JANSSON. B. O. (Eds.). Biodiversity loss: Ecological and economic issues. Cambridge: Cambridge University Press. 1995.

JESUS, E. L. de. Diferentes abordagens de agricultura não-convencional: história e filosofia. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. (Ed.). Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. p. 21-48.

LIMA, R. V. de; GAMARRA-ROJAS, G. Camponeses e a mandalla no semiárido brasileiro: reflexões sobre sustentabilidade com base em um estudo de caso com abordagem agroecossistêmica. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 34, n. 2, p. 161-195, 2017.

MARINHO, C. M.; MATTOS, J. L. S. de; FREITAS, H. R.; CARVALHO NETO, M. F. de. Agroecologia e construção do conhecimento agroecológico: questões conceituais, constituição e experiências. Revista Extramuros da Univasf, v. 5, n. 2, p. 22-38, 2017. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/803. Acesso em: 19 jul. 2018.

MIGUEL, L. A.; MAZOYER, M.; ROUDART, L. Abordagem sistêmica e sistemas agrários. In: MIGUEL, L. A. (Org). Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. p. 11-38.

MUSSOI, E. M. Enfoques pedagógicos para o meio rural: do exercício à reflexão. In: WAGNER, S. A. (Org.). Métodos de comunicação e participação nas atividades de extensão rural. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2011. (Série Educação à Distância).

PAULUS, G. Sobre agroecologia, transição agroecológica e extensão rural, 21 ago. 2017. Disponível em: http://frcaporal.blogspot.com.br/. Acesso em: 5 jul. 2018.

PETERSEN, P.; SILVEIRA, L. M.; FREIRE, A. G. Intensificação sem simplificação: estratégia de combate à desertificação. Revista Agriculturas, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 18-16, 2012.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1973. 151p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho científico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 16 maio 2017.

REDCLIFT, M. La función de la tecnología agraria en el desarrollo sostenible. In: LOWE, P.; MARSDEN, T.; WHATMORE, S. (Coords.). Cambio tecnológico y medio ambiente rural (procesos y reestructuraciones rurales). Madrid: MAPA, 1993. p. 143-178.

RÖLING, N. G.; JIGGINS, J. The ecological knowledge system. In: RÖLING, N. G.; WAGEMAKERS, M. A. E. Facilitating sustainable agriculture. Participatory learning and adaptive management in times of environmental uncertainty. Cambridge: University Press, 1998. p. 283-311.

RUAS, M. G. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. Rio de Janeiro, 2005. (Curso de Aperfeiçoamento em Agroecologia. REDCAPA).

TOLEDO, V.; ALARCÓN-CHAÍRES, P.; BARON, L. La modernización rural de México: un análisis socioecológico. México: SEMARNAT; INE-SEMARNAT; UNAM, 2002, 132p.

VINUTO, J. A amostragem bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Pinheiro, B. C. F. S., Gamarra-Rojas, G., Mattos, J. L. S. de, Lima, F. A. X., & Fernandes, L. E. S. (2023). Construção de conhecimento agroecológico no semiárido cearense. Extensão Rural, 29(1), e5. https://doi.org/10.5902/2318179670414

Edição

Seção

Extensão e Comunicação Rural

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)