O perfil do consumidor de um mercado de varejo da Agricultura Familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179669381

Palavras-chave:

Públicos, Alimentação, Preço

Resumo

Este artigo busca identificar o perfil socioeconômico e os comportamentos de consumidores de  um mercado de varejo da agricultura familiar. Esta pesquisa foi realizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, e é classificada como exploratória/descritiva, compreendendo análise de dados secundários, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Os questionários foram direcionados para 68 consumidores do varejo de uma Cooperativa de Agricultores Familiares no ano de 2021. Foram identificados três perfis de públicos distintos, cada qual com suas características, os quais foram intitulados como jovens, adultos e idosos. O maior grau de satisfação foi no item “atendimento” e a menor média foi do quesito “preço”. A partir do teste de correlação de variáveis através do coeficiente de correlação de Spearman, constatou-se que as relações mais fortes se estabeleceram entre “preço” e “qualidade” (ρ=0,418**), entre o “consumo de lanches e fast food” e a relevância atribuída à “produtos da agricultura familiar” (ρ=-0,455**) e entre a “idade” e “há quanto tempo frequentam o mercado de varejo” (ρ=,658**).

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Biografia do Autor

Bruna Lunkes, Universidade Federal de Santa Maria

Relações Públicas formada Universidade Federal de Santa Maria/UFSM e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural/UFSM.

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal de Santa Maria

Eng. Agrônoma, mestre e doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2005; 2011). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural). Professora Visitante Universidade de Oviedo (PVE-US-CapesPrint) 2021-2022. Pós Doutorado na Universidade de Oviedo. Foi Coordenadora no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (2021). Pertence ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Agroalimentares Georreferenciadas (GIPAG). Editora Associada da Revista Ciência Rural. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2019-2021 e 2021-2023). Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional UFSM e University of Florida/Estados Unidos. 

Andrea Cristina Dorr, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e PhD em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, indicação geográfica e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais e Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Participou do 1 GESIS Summer School in Survey Methodology na cidade de Koln, Alemanha (08 a 25 de agosto de 2012). Realizou um intercâmbio científico de curta duração no período de 22 de abril a 25 de maio de 2013 na Alemanha junto à Universidade de Goettingen e Universidade de Hannover financiado pelo CAPES -DAAD. Participou do 11th Wageningen International Conference on Chain and Network Management no período de 4 a 6 de junho de 2014 na Ilha de Capri, Itália. Realizou intercâmbio científico no período de 07 a 15 de junho de 2014 na Universidade de Bologna. Participou do DAAD Alumni Seminar "Organic Farming - the silver bullet for development and sustainability?", organizado na Universidade de Hohenheim, Centro de Agricultura, Trópicos e Subtrópicos, cidade de Stuttgart, Alemanha no período de 02 a 10 de fevereiro de 2015. Foi assessora do Comitê técnico da área de Agronegócio do ENADE 2019 junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural no período de agosto de 2020 a setembro de 2021.

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Publicado

2022-05-22

Como Citar

Lunkes, B., Balk Brandão, J., & Dorr, A. C. . (2022). O perfil do consumidor de um mercado de varejo da Agricultura Familiar. Extensão Rural, 29(1), e2. https://doi.org/10.5902/2318179669381

Edição

Seção

Economia e Administração Rural

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