REDE DE COMERCIALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E MUDANÇAS NA AÇÃO EXTENSIONISTA: O CASO DE ICONHA ES
Palavras-chave:
ação extensionista, agroecologia, políticas públicas, redes de comercializaçãoResumo
Este artigo analisa a constituição e o desenvolvimento de uma redede comercialização de produtos agroecológicos instituída a partir deuma experiência originada no município de Iconha-ES. A cooperaçãoentre agricultores e mediadores sociais conduziu à criação de umarede envolvendo agentes e organizações que buscaram alternativaspara a comercialização de produtos orgânicos. O foco recai sobre aanálise da interação dos agricultores com os mediadores externos eas políticas públicas. Particularmente, busca-se compreender oselementos que conduziram á mudanças na ação extensionista doInstituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e ExtensãoRural (Incaper). Foram realizadas entrevistas com os atoresenvolvidos (agricultores, gestores públicos e extensionistas), além daanálise de documentos diversos sobre a ação do Incaper. Osresultados apontam para a importância do envolvimento dosextensionistas em um contexto que lhes demandava novasconcepções e práticas, requerendo o acionamento de novasabordagens para sua ação. Essas inovações, no entanto, podem nãoser suficientes para enfrentar os desafios que são impostos pelasnovas institucionalidades impostas pelas políticas públicas.Downloads
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Publicado
2012-04-08
Como Citar
Duarte, D. do N., & Dias, M. M. (2012). REDE DE COMERCIALIZAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E MUDANÇAS NA AÇÃO EXTENSIONISTA: O CASO DE ICONHA ES. Extensão Rural, 19(1), 105–136. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/6542
Edição
Seção
Artigos