AÇÕES PÚBLICAS PARA O TURISMO EM ÁREAS RURAIS
Resumo
Na década de 1980, intensifica-se o debate sobre a possibilidade da gestão local do desenvolvimento, a impulsionar a tendência de valorização dos governos locais como agentes de renovação de políticas públicas. Dessa forma, depara-se com a necessidade de esmiuçar os significados, contextos e conceitos relativos a “políticas públicas”, mormente suas múltiplas imbricações, considerando-se a história recente do país, para que se possa compreender a dinâmica das interferências do Estado na vida social, partindo-se da premissa de que os objetivos desse Estado devem necessariamente convergir e se confundir com os interesses comuns da sociedade. Desse modo, busca-se extrair dessa complexa discussão elementos que auxiliem a analisar as ações públicas veiculadas pelo Estado brasileiro e a compreender as posturas das ações privadas, no que essas interferem direta ou indiretamente na concepção e consecução do modelo de desenvolvimento que se pretende. Nesse intuito, ajusta-se o foco e depara-se com o advento do turismo rural, que passa a ser considerado um vetor do desenvolvimento local. Percebeu-se que esse segmento denominado turismo rural não apresenta a solução para todos os problemas do campo; no entanto, trata-se de uma opção empreendedora que pode trazer efeitos econômicos positivos, de maneira a contrabalançar uma eventual desintegração das atividades tradicionais. Aprofundando-se a percepção dos fatos, constatou-se que, para tornar-se um fator de desenvolvimento, o turismo rural deverá ser contemplado com um plano estratégico local e/ou regional, o que exige incentivos e investimentos por parte dos poderes público e privado.Downloads
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Publicado
2005-01-02
Como Citar
Vieira, E. M. (2005). AÇÕES PÚBLICAS PARA O TURISMO EM ÁREAS RURAIS. Extensão Rural, (12), 5–40. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5611
Edição
Seção
Artigos