TRABALHADORES RURAIS EM MOVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE NO ASSENTAMENTO ARUEGA (NOVO CRUZEIRO/ MG)

Autores

  • Arnaldo José Zangelmi UFV
  • Izabella Fátima Oliveira de Sales Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Uma parte considerável dos trabalhos que estudam as conseqüências da ação de militantes de movimentos sociais, principalmente do MST, para a cultura do homem do campo se esforça em demonstrar o caráter exógeno eimposto que essas ações assumem frente ao modo de vida tradicional dos trabalhadores rurais. Diferentemente dessa visão ideal, nostálgica e intocável sobre o camponês, pretende-se aqui demonstrar como os integrantes do Assentamento Aruega (Novo Cruzeiro/MG) deram novas dimensões para sua cultura de forma ativa e consciente, valendo-se, em grande medida, dos novos instrumentos analíticos e empíricos trazidos pela atuação dos militantes do MST no processo de ocupação da terra e na posterior organização do Assentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo José Zangelmi, UFV

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e professor substituto naUniversidade Federal de Ouro Preto.

Izabella Fátima Oliveira de Sales, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professora substituta no InstitutoFederal Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2009-06-02

Como Citar

Zangelmi, A. J., & Sales, I. F. O. de. (2009). TRABALHADORES RURAIS EM MOVIMENTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE NO ASSENTAMENTO ARUEGA (NOVO CRUZEIRO/ MG). Extensão Rural, (17), 62–92. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5556