O CAMPO DAS PRÁTICAS E SABERES ALIMENTARES A PARTIR DA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores

  • Nádia Rosana Fernandes de Oliveira UFSM

Resumo

A comida está envolvida em uma perspectiva simbólica, onde as relaçõesalimentares que os sujeitos possuem com o seu ambiente e entre si,relacionam-se com as apropriações do espaço agroecológico em que osgrupos vivem. O objetivo deste artigo foi analisar os saberes e fazeresalimentares envolvidos na alimentação de agricultores familiares domunicípio de Jaboticaba/RS. Para tanto, foram realizadas entrevistas,observações das práticas alimentares e análise das narrativas sobre amemória das atividades alimentares desenvolvidas pelo grupo deagricultores. Desse modo observou-se a) diferenciações e tipificaçõesquanto ao trabalho empregado nas atividades relacionadas a alimentação;b) distinções quanto ao significado que a comida possui para os diferentesgrupos, diferentes ocasiões sociais e finalidades no uso dela; c)transformações no comer - com redução da presença do alimento cultivadopara o consumo interno do grupo familiar, decorrido em grande medida pelainserção de produtos comprados em mercados; d) reaproximação dosalimentos tradicionais para a produção de autoconsumo, resgatando ossaberes culturais. Diante disso, os saberes e os fazeres expressam ahistória coletiva e individual dos sujeitos, comunicando os modos de vidalocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Rosana Fernandes de Oliveira, UFSM

Nutricionista, pelo Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS; Mestre em Extensão Rural pelaUniversidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Professora do Departamento de Ciências da Saúdeda Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2010-10-03

Como Citar

Oliveira, N. R. F. de. (2010). O CAMPO DAS PRÁTICAS E SABERES ALIMENTARES A PARTIR DA AGRICULTURA FAMILIAR. Extensão Rural, (20), 113–146. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5552