ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO E AS RELAÇÕES COMERCIAIS NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E MATO GROSSO

Autores

  • Argemiro Luís Brum UNIJUI
  • Alexandra Luft UNIJUI

Resumo

Este artigo busca organizar informações mais específicas sobre a produção e comercialização do milho, com ênfase nas cadeias produtivas do cereal nos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso. O Brasil, na produção deste cereal, encontra-se em terceiro lugar no ranking mundial, embora ainda possa melhorar a produtividade em suas lavouras. Nos últimos anos, a produção brasileira do cereal cresceu, na esteira de um forte incremento na chamada safrinha, a ponto do país se tornar importante exportador do cereal. Uma das características da produção nacional está no fato degrande parte dos agricultores gaúchos e outros Estados sulinos cultivarem o cereal em pequenas áreas, voltadas ao consumo interno, com o grão subsidiando outras atividades, como a produção de leite, suínos e aves. Jáno Mato Grosso a produção se dá em áreas maiores, visando particularmente o mercado nacional e internacional, já que o consumo local ainda é pequeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argemiro Luís Brum, UNIJUI

Professor doutor PAPDOCÊNCIA junto ao programa de Pós-Graduação stricto sensu emDesenvolvimento da Unijuí e professor do DECon.

Alexandra Luft, UNIJUI

Bolsista PIBIC/CNPq a partir de maio/06 e acadêmica do curso de Economia da Unijuí.

Downloads

Publicado

2008-10-10

Como Citar

Brum, A. L., & Luft, A. (2008). ASPECTOS DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO E AS RELAÇÕES COMERCIAIS NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E MATO GROSSO. Extensão Rural, (16), 117–143. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5508