O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL
Resumo
Com o objetivo de realizar um levantamento das principais tendências do mundo acadêmico relacionadas à Extensão Rural no conjunto das universidades públicas e privadas do Brasil, esta pesquisa priorizou osseguintes eixos de análise: 1) temas contemplados no ensino da Extensão Rural; 2) interdisciplinaridade na Extensão Rural; 3) relação entre cursos degraduação e programas de pós-graduação em Extensão Rural; e 4) Incorporação das políticas públicas de assistência técnica e extensão rural pelas disciplinas Extensão Rural, e afins. Para isso, foram elaborados cinco questionários destinados aos professores, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação e coordenadores de área. Pôde-se destacar, dentre os principais resultados, a insuficiência da carga horária necessária à formação do extensionista e a incipiência, nos programas deensino da graduação, de temáticas e de uma bibliografia que dêem conta da complexidade do rural na contemporaneidade. Essa tendência não se confirmou, entretanto, nos projetos de pesquisa e de extensão e nos cursos de graduação. A importância atribuída à disciplina Extensão Rural e oreconhecimento do seu caráter multidisciplinar são também alguns dos dados que se destacaram na análise.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-04
Como Citar
Callou, A. B. F., Pires, M. L. L. e S., Leitão, M. R. A., & Santos, M. S. T. (2008). O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL. Extensão Rural, (16), 84–116. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5507
Edição
Seção
Artigos