Caracterização de um sistema de produção em assentamento de reforma agrária no município de Unaí – MG

Autores

  • Erica Campos Ribeiro Coopersam
  • Marcelo Leite Gastal Embrapa Cerrados
  • Thiago Vasconcelos Melo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179627527

Palavras-chave:

agricultura familiar, desenvolvimento rural, diagnóstico, extensão rural, inclusão social

Resumo

A agricultura familiar no município de Unaí, MG desempenha papel fundamental, pois do total de 3.593 estabelecimentos agrícolas, 2.734 são familiares, correspondendo a 76,1% do total do município. Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar os principais sistemas de produção presentes nos assentamentos, além de observar se as informações obtidas possibilitam gerar uma referência para qualificar metodologicamente a prestação de serviço de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES). O trabalho foi desenvolvido de outubro de 2013 a fevereiro de 2015 no âmbito de 10 assentamentos da reforma agrária, localizados em Unaí - Minas Gerais, e a metodologia adotada foi a de Diagnóstico Rápido e Dialogado. A elaboração da caracterização possibilitou reconhecer que o meio rural não é homogêneo e é possível fazer uma diferenciação entre os tipos de sistemas. A caracterização é uma importante ferramenta, pois permite conhecer a realidade socioeconômica da família, e propor alternativas tecnológicas compatíveis com os riscos, com a força de trabalho disponível e com os recursos financeiros da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONNAL, P. et al. O papel da rede de fazendas de referência no enfoque de pesquisa-desenvolvimento: Projeto Silvânia. Planaltina: EMBRAPA-CPAC, 1994. 31p.

CHRISTOFOLETTI, A. Análise de sistemas em geografia. São Paulo: Hucitec, 1979.

COUTO, M. J.; REIS, J. D.; LIMA, A. L. R. Análise econômico-financeira da produção leiteira: um estudo de caso no Centro-Oeste mineiro. Extensão Rural, v.25, n. 1, p. 41-59, jan./mar. 2018.

GASTAL, M.L. et al. Método participativo de apoio ao desenvolvimento sustentável de assentamentos de reforma agrária. Planaltina, DF: EMBRAPA Cerrados, 2002.

GASTAL, M. L. et al. Projeto Unaí: diagnostico rápido e dialogado de três assentamentos de reforma agrária. Planaltina, DF: EMBRAPA Cerrados, 2003.

IAPAR. Avaliação da estratégia global de paraná-Rural: Programa de Manejo e Conservação do Solo em Microbacias Hidrográficas. Curitiba, 1993. 115p. Convênio do Governo do estado do Paraná, BIRD.

IBGE. Censo agropecuário 2013. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/pesquisas/ppm/default.asp?o=27&i=P. Acesso em: 02 jul. 2018.

MANGGINI, T. R. T. Campesinato e agronegócio: a experiência educativa do assentamento Eldorado dos Carajás Unaí/MG. 2012. 176 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo, MAKRON BOOKS, 1993.

MENDONÇA, A.P.B. Inovação técnica em sistema de produção da agricultura familiar: impactos no funcionamento e nos resultados econômicos de uma unidade de produção familiar. (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí, Unaí, 2014.

MENEZES, A. J. E. A.; SANTANA, A. S.; MENDES, F. A. T. Uso da mão-de-obra familiar nos sistemas de produção do projeto de assentamento agroextrativista praialta e piranheira, município de Nova Ipixuna – Pará. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL. Instituições, Eficiência, Gestão e Contratos no Sistema Agroindustrial. SOBER: Anais... Ribeirão Preto, 2005.

MIGUEL, L. A. (Org.). Dinâmica e diferenciação de sistemas agrários. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. Série Educação a Distância. Disponível em: http://http.sead.ufrgs.br/Publicacoes/derad002.pdf. Acesso em: 15 dez. 2018.

PINHEIRO, M. E. F. Eficiência da produção familiar de leite: identificando benchmarks. 2000. 155p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília.

PREFEITURA MUNICIPAL DE UNAÍ. Unaí. Disponível em: http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu/index.php/unai-um-municipio-pronto-para-o-futuro.html. Acesso em: 06 set. 2018.

SCHMITZ, H. et al. Métodos participativos e agricultura familiar: atualizando o debate. In: SEMANA DA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA BRASILEIRAS, 4., 2004, Sobral. Anais... Sobral: Embrapa Caprinos, 2004. 26 p. 1 CD-ROM.

SOUSA, D. N. et al. A dinamização dos assentamentos rurais para o desenvolvimento econômico do Noroeste de Minas Gerais. Revista de C. Humanas, Viçosa, v.2, n.1, p.87-97,jan./jun. 2011.

TORRES, A. L. Formação social e mediação: a luta pela terra e a consolidação dos assentamentos rurais no município de Unaí – MG. 2000. 149 p. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

ZOBY, J. L. F. et al. Transferência de tecnologia, agricultura familiar e desenvolvimento local: a experiência do Projeto Silvânia. Planaltina, DF: EMBRAPA Cerrados, 2003.

ZOCCAL, R.; SOUZA, A. D.; GOMES, A. T.; LEITE, J. L. B. Produção de leite na agricultura familiar. Zona da Mata de Minas Gerais. 2003.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

Ribeiro, E. C., Gastal, M. L., & Melo, T. V. (2019). Caracterização de um sistema de produção em assentamento de reforma agrária no município de Unaí – MG. Extensão Rural, 25(4), 7–19. https://doi.org/10.5902/2318179627527