Experiência docente na mediação de entrevistas via rádio: diálogos sobre Educação Ambiental e Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115173691Parole chiave:
Mídia sonora, Tecnologias de Informação e Comunicação, Extensão universitáriaAbstract
No presente artigo, apresento entrevistas mediadas via rádio, promovidas por meio de um projeto de extensão universitária em parceria com uma rádio local, no contexto da Região da Zona da Mata Mineira. Relato as temáticas da Educação Ambiental e Educação do Campo na perspectiva da comunicação e divulgação científicas, baseado nas contribuições do rádio como tecnologia de informação e comunicação que contribui para o desenvolvimento crítico da população e possibilita aproximações entre a universidade e a comunidade local. Discuto como as entrevistas via rádio podem contribuir com as práticas de (in)formação e comunicação, baseado em experiências vividas enquanto docente mediador de duas entrevistas realizadas durante os anos de 2021 e 2022 no programa “Hora da UEMG”, pela rádio Educativa FM 96,7, no contexto pandêmico de afastamento e isolamento social. O programa é vinculado a um projeto de extensão registrado na Universidade do Estado de Minas Gerais – Carangola, no qual atuei como colaborador. A experiência enquanto mediador evidencia e ratifica a importância do rádio como dispositivo de (in)formação e comunicação, possibilitando nesse caso diálogos sobre Agricultura Familiar e Meio Ambiente, Educação do Campo e Educação Ambiental. Sinalizo para a relevância da atividade de mediação em aspectos da formação e atuação docentes, com destaque para a docência universitária e para o desenvolvimento da população acerca dos saberes compartilhados e da compreensão crítica do rádio enquanto tecnologia e veículo de informação e comunicação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf.
CHAGAS, C.; MASSARANI, L. Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde. Editora Fiocruz, 2020.
COCCO, R.; CAIMI, F. E. Rádio e educação no Brasil: Aproximações históricas e epistemológicas. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 13, n. 3, p. 62-86, 30 dez. 2022.
DEL BIANCO, N. R. Aprendizagem por rádio. In: Fredric M. Litto; Marcos Formiga. Educação adistância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
DEL BIANCO, N.; PINHEIRO, E. B. B. Tensionamentos do viés educativo na origem e atuação do serviço de radiodifusão pública brasileiro. In: DEL BIANCO, N. R.; KLOCKNER, L.; FERRARETTO, L. A. (Orgs.). 80 anos das rádios Nacional e MEC. 2017.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 8 ed., 1985.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. (Edição organizada por Ana Maria de Araújo Freire.).
GOMES, V. A. A produção radiofônica para crianças: um estudo sobre o papel educativo da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. In: DEL BIANCO, N. R.; KLOCKNER, L.; FERRARETTO, L. A. (Orgs.). 80 anos das rádios Nacional e MEC. 2017.
KISCHINHEVSKY, M. Rádio social – Uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas. In: NELIA, R. Del. O Rádio Brasileiro na Era da Convergência. Grupo de Pesquisa Rádio, 2012.
KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D. C.; BENZECRY, L. Rádios universitárias e o necessário enfrentamento ao negacionismo. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 12, n. 1, p.7, 17 jun. 2021.
LEFF, E. Aventuras da epistemologia ambiental: Da articulação das ciências ao diálogo desaberes. Tradução: Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, N. C.; MORAES, U. D. V. de. A pandemia do novo Coronavírus e a veiculação de informações científicas pelas ondas da FM Universitária 96,7 da UFPI. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, v. 12, n. 1, p. 28, 17 jun. 2021.
MEDINA, C. A. Entrevista: o diálogo possível. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 11. ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: UNESCO, 2011.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999, p. 15-34.
ROCHA, A. M.; VACCARINI, E. D. A difusão do cinema brasileiro e o Cine Festival Inconfidentes: o audiovisual verde amarelo conquistando o interior de Minas Gerais. Experiência. Revista Científica de Extensão, v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/17982.
VALENTE, J. A. et al. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, v. 6, 1999.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.