“Eternizar la muerte, comprender la vida”: ExpoPlast/UFRN como estrategia eficiente y accesible para promover la educación y la salud

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115184040

Palabras clave:

Extensión Universitaria, ExpoPlast, Cuerpo humano, Educación, Salud

Resumen

La ExpoPlast - “Eternizar la muerte, comprender la vida” es una acción de extensión promovida por la Universidad Federal de Rio Grande do Norte, caracterizándose por ser una exposición itinerante donde los visitantes observan y tienen contacto con partes anatómicas reales plastinadas. Por medio de un cuestionario virtual estándar e impersonal, evaluamos el impacto de esta exposición en una escuela pública de la ciudad de Natal, Rio Grande do Norte. Nuestros resultados indican que la exposición ExpoPlast demostró ser una estrategia eficiente y accesible para socializar el conocimiento sobre el cuerpo humano con la comunidad escolar. Además, la exposición mostró ser un recurso didáctico potencialmente relevante y prometedor para sensibilizar la población sobre el cuidado de la salud a través del conocimiento de los distintos sistemas corporales, así como de la compleja y fascinante interacción entre ellos para el buen funcionamiento del organismo.

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Biografía del autor/a

Aldo Fonseca de Souza, Federal University of Rio Grande do Norte

 Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado (2012) e Bacharel (2013) em Ciências Biológicas pela UFRN. Tem experiência na área de Morfologia, principalmente em Anatomia Humana, Anatomia Comparada dos Vertebrados, dissecação e plastinação de peças anatômicas. Possui experiência também na área de Farmacologia, com ênfase em Psicofarmacologia. Atualmente, é Professor V-B do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e servidor técnico administrativo da UFRN. Atua nos seguintes temas: vias neurais relacionadas à ansiedade e depressão; interface morfologia x evolução; aspectos comparativos de vertebrados; dissecação e plastinação de espécimes anatômicos; protagonismo juvenil e pré iniciação científica no ensino médio.

Ivana Lorena de Oliveira Nicácio, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (UFRN)

Graduada em Ciências Biológicas (UFRN)

João Estevam Araújo de Medeiros, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmico de Enfermagem.

Ana Clara de França Gama, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem.

Expedito Silva do Nascimento Junior, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação e Psicobiologia e graduado em Ciências Biológicas, atualmente é professor Associado I da disciplina de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia e professor do Programa de Pós-Graduação de Biologia Estrutural e Funcional e do Programa de Pós-Graudação em Psicobiologia onde desenvolve orientação em nível de mestrado e doutorado, também é coordenador do grupo de pesquisa de Neuranatomia Funcional e Evolutiva, onde atua na linha de pesquisa de caracterização das projeções retinianas em roedores. Coordenador do Laboratório de Plastinação da UFRN.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Souza, A. F. de, Nicácio, I. L. de O., Medeiros, J. E. A. de, Gama, A. C. de F., & Nascimento Junior, E. S. do. (2023). “Eternizar la muerte, comprender la vida”: ExpoPlast/UFRN como estrategia eficiente y accesible para promover la educación y la salud. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(2), 50–80. https://doi.org/10.5902/2447115184040

Número

Sección

Artículos