“Eternizing death, understanding life”: ExpoPlast/UFRN as an efficient and accessible strategy to promote education and health

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115184040

Keywords:

University Extension, ExpoPlast, Human Body, Education, Health

Abstract

The “ExpoPlast - Eternizing death, understanding life” is an extension action promoted by the Federal University of Rio Grande do Norte, characterized as an itinerant exhibition where visitors observe and have contact with real plastinated anatomical specimens. Through a standardized and impersonal virtual questionnaire, we evaluated the impact of this exposition at a public school in the city of Natal, Rio Grande do Norte. Our results indicate that the ExpoPlast exhibition has proven to be an efficient and accessible strategy to socialize knowledge about the human body with the school community. Furthermore, the exhibition has demonstrated itself to be a potentially relevant and promising didactic resource to sensitize the population about health care through the knowledge of the different body systems, as well as through the complex and fascinating interaction between them for the proper functioning of the organism.

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Author Biographies

Aldo Fonseca de Souza, Federal University of Rio Grande do Norte

 Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado (2012) e Bacharel (2013) em Ciências Biológicas pela UFRN. Tem experiência na área de Morfologia, principalmente em Anatomia Humana, Anatomia Comparada dos Vertebrados, dissecação e plastinação de peças anatômicas. Possui experiência também na área de Farmacologia, com ênfase em Psicofarmacologia. Atualmente, é Professor V-B do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) e servidor técnico administrativo da UFRN. Atua nos seguintes temas: vias neurais relacionadas à ansiedade e depressão; interface morfologia x evolução; aspectos comparativos de vertebrados; dissecação e plastinação de espécimes anatômicos; protagonismo juvenil e pré iniciação científica no ensino médio.

Ivana Lorena de Oliveira Nicácio, Federal University of Rio Grande do Norte

Mestre em Biologia Estrutural e Funcional (UFRN)

Graduada em Ciências Biológicas (UFRN)

João Estevam Araújo de Medeiros, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmico de Enfermagem.

Ana Clara de França Gama, Federal University of Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem.

Expedito Silva do Nascimento Junior, Federal University of Rio Grande do Norte

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação e Psicobiologia e graduado em Ciências Biológicas, atualmente é professor Associado I da disciplina de Anatomia Humana no Departamento de Morfologia e professor do Programa de Pós-Graduação de Biologia Estrutural e Funcional e do Programa de Pós-Graudação em Psicobiologia onde desenvolve orientação em nível de mestrado e doutorado, também é coordenador do grupo de pesquisa de Neuranatomia Funcional e Evolutiva, onde atua na linha de pesquisa de caracterização das projeções retinianas em roedores. Coordenador do Laboratório de Plastinação da UFRN.

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Published

2023-12-29

How to Cite

Souza, A. F. de, Nicácio, I. L. de O., Medeiros, J. E. A. de, Gama, A. C. de F., & Nascimento Junior, E. S. do. (2023). “Eternizing death, understanding life”: ExpoPlast/UFRN as an efficient and accessible strategy to promote education and health. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(2), 50–80. https://doi.org/10.5902/2447115184040

Issue

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