Ecossistemas naturais como temática no ensino de ciências: a Lagoa do Vigário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115190168

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Lagoa do Vigário, Estratégia didática

Resumo

A lagoa do Vigário é um ecossistema aquático localizado em uma área urbana da cidade de Campos dos Goytacazes e que vem sofrendo constante pressão antrópica. O presente trabalho verificou a percepção de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e de professores de Ciências de uma escola pública em relação à Lagoa do Vigário. Nenhum dos professores da escola pública próxima à Lagoa utilizava este ecossistema como temática em suas aulas. Nas ilustrações, foram usados elementos antrópicos como o calçadão ao redor do corpo d´água e os alunos retrataram o ambiente com elementos naturais, como a coloração azul da água, flores e árvores ao redor da lagoa. A lagoa do Vigário como ferramenta de ensino pode contribuir para a ressignificação dos ambientes naturais situados nos locais em que os estudantes vivem, bem como melhorar aprendizagem dos alunos e estabelecer outra conexão com o ambiente.

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Biografia do Autor

Clara Ayume Ito de Lima, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Graduada em Biologia, mestra e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Franz Viana Borges, Instituto Federal Fluminense

Bacharel em Ciências Biológicas , mestre em Biociências e Biotecnologia com ênfase em Biologia Celular e doutor em Ciências Naturais com ênfase em Bioinorgânica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense.  Atualmente é Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Campos Centro atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, onde é coordenador acadêmico.

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

de Lima, C. A. I., & Borges, F. V. (2025). Ecossistemas naturais como temática no ensino de ciências: a Lagoa do Vigário. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e90168. https://doi.org/10.5902/2447115190168

Edição

Seção

Dossiê temático: Direitos Humanos, Imigrantes e Refugiados em Vulnerabilidade Social no Brasil