Programa de Residência Pedagógica em tempos de pandemia: Uma experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115186642

Palavras-chave:

Educação física, Professores escolares, Ensino

Resumo

O presente estudo relata as experiências de um acadêmico de Licenciatura em Educação Física durante sua participação no Programa de Residência Pedagógica, em 2021. Em resposta à pandemia de COVID-19, o programa precisou se adaptar, migrando para um formato virtual. A metodologia incluiu aulas síncronas e assíncronas, além de atividades impressas, visando garantir a participação de todos os estudantes, independentemente do acesso à internet. O Programa de Residência Pedagógica foi dividido em três etapas: ambientação, observação estruturada e regência. Os resultados indicaram uma adaptação significativa dos residentes, que abordaram diversas temáticas da Educação Física, promovendo a participação dos alunos e buscando tornar o ensino mais inclusivo e acessível. Apesar dos desafios enfrentados, as experiências vivenciadas contribuíram para a formação profissional dos residentes, demonstrando a importância da flexibilidade e da inovação no contexto educacional atual.

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Biografia do Autor

Cleber Teodoro Bento, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em Educação F´ísica Licenciatura pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, PR.

Mariane Aparecida Coco, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestrado Profissional em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPEd (2023). Graduação em Educação Física - Licenciatura (2017) e Bacharelado (2019), Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. 

Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL, graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Bento, C. T., Coco, M. A., & Valério, F. Évelin B. L. (2024). Programa de Residência Pedagógica em tempos de pandemia: Uma experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e86642. https://doi.org/10.5902/2447115186642

Edição

Seção

Relatos de experiência