Projeto Desporto e Educação - Prática e Promoção Social: Experiência interdisciplinar de acolhimento, pertencimento e integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115184979

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Universidade, Beneficiários

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência da integração entre discentes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, docentes e população que participaram do Projeto Desporto e Educação: prática e promoção social como bolsistas. Por meio da experiência com o projeto foi possível aprimorar o conhecimento técnico e teórico dos extensionistas dentro e fora das suas áreas de estudo, ter uma visão mais atenciosa para o âmbito social como profissionais e estabelecer um referencial para futuros projetos que enfatizem o esporte como ação de superação de situações de vulnerabilidade, além de fortalecer o vínculo da comunidade beneficiária com a Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianne Fabiano Moura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Kelly Cristina Guimarães Grigório, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Administração Pública, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

César Luis Siqueira Junior, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Doutor no Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, da universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem em Saúde pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BASTOS, M.A.M.S; MONTEIRO, J.M.M.P.; FARIA, C.M.G.M.; PIMENTEL, M.H.; SILVA, S.L.R.; AFONSO, C.M.F. Participation in community intervention programmes and quality of life: findings from a multicenter study in Portugal. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol v.23, n. 6, p. e190017, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.190017

CAMARGO TCA, TELLES SCC, SOUZA CTV. A (re)invenção do cotidiano no envelhecimento pelas práticas corporais e integrativas: escolhas possíveis, responsabilização e autocuidado. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional [online]. Abril de 2018; 26(02):367-380. DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1238

CORTÊS NETO, E.D.; DANTAS, M.M.C.; MAIA, E.M.C. The benefits of social sports projects for children and teenagers. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.6, n.3, p.109.-117, 2015.

DESLANDES, Suely Ferreira; ARANTES, Valéria Arruda. A importância da extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, v.6, n. 2, p. 179-183, dez. 2017.

FERNANDES, M.C.; SILVA, L.M.S.; MACHADO, A.L.G.; MOREIRA, T.M.M. Universidade e Extensão Universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.28, n.04, p.169-194, dez. 2012.

MATHIAS, D.. Pertencimento: discussão teórica. Alea: Estudos Neolatinos, v. 25, n. 1, p. 166–187, jan. 2023.

Nascimento MVN, Oliveira IF. As práticas integrativas e complementares grupais e sua inserção nos serviços de saúde da atenção básica. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. Setembro de 2016; 21(03):272-281. DOI: https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160026

Pereira LF, Rech CR, Morini S. Autonomia e Práticas Integrativas e Complementares: significados e relações para usuários e profissionais da Atenção Primária à Saúde. Interface [online]. 17 de maio de 2021;25. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.200079

PINTOS, A. E.; CATARINO, C.; SALVADOR, E.; ATHAYDE, P. O direito ao Esporte e ao Lazer no contexto da Política Nacional do Esporte. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 3, n.1, p.38-52, jan./abr. 2016.

SOUZA, C.S.; IGLESIAS, A.G.; PAZIN-FILHO, A. New approaches to traditional learning – general aspects. Medicina (Ribeirão Preto), v. 47, n. 3, p.284-92, 2014

VILLELA, F. C. B., & ARCHANGELO, A. (2013). Fundamentos da escola significativa Loyola. 4ª Ed

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Moura, J. F., Grigório, K. C. G., Siqueira Junior, C. L., & Nunciaroni, A. T. (2024). Projeto Desporto e Educação - Prática e Promoção Social: Experiência interdisciplinar de acolhimento, pertencimento e integração. Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e84979. https://doi.org/10.5902/2447115184979

Edição

Seção

Relatos de experiência