Projeto de Extensão EKOA: desconstrução da estigmatização dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115184218Palavras-chave:
Projeto, Extensão, Acolhimento InstitucionalResumo
Os serviços de acolhimento institucional integram a Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social e são classificadas como serviços de alta complexidade desse Sistema. Daí a importância de investimento na capacitação e acompanhamento dos educadores e de toda a equipe que atua nos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes para qualificar o atendimento prestado. O objetivo do presente trabalho foi, assim, relatar a experiência do Projeto de Extensão “EKOA: formando educadores e técnicos para a construção de projetos de vida com crianças e adolescentes”, desenvolvido na Universidade Federal do Pará em 2019/2020, discutindo sobre a potência de projetos como este, que visa contribuir com a desconstrução da estigmatização de serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.O projeto EKOA integrou de maneira colaborativa os profissionais envolvidos, provocando reflexões sobre o trabalho desenvolvido, especialmente, nos serviços de acolhimento institucional.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei Federal nº 8.069/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1990.
BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Assistência Social. Orientações técnicas: serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, Brasília, DF: CONANDA, 2009.
BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Assistência Social. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília: CONANDA, 2006.
BRASIL, Conselho Nacional de Justiça(CNJ). Disponível em: https://paineisanalytics.cnj.jus.br. Acesso em: 22 fev. 2021.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016.
CAGNANI, L. J. R. P. O trabalho do psicólogo no abrigo institucional. São Paulo: Zagodoni, 2016.
COUTO, B. R. O sistema único da assistência social - SUAS: na consolidação da assistência social enquanto política pública. In: L. R. da CRUZ, L. R. da.; GUARESCHI, N. (Orgs.) Políticas públicas e assistência social: diálogos com as práticas psicológicas. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 41-55.
LAMARÃO, M. L. N; AMARAL, M. C. C. B. Caderno Pedagógico: Metodologias de Trabalho com Crianças e Adolescentes Institucionalizados. Belém: UNICEF, 2007.
MAJOR, B.; O’BRIEN, L. T. The social psychology of stigma. Annual Review of Psychology, v. 56, p. 393-421, 2005.
MOREIRA, J. de O.; COSTA, D. B. da. ECA: entre o desenvolvimento teórico e o subdesenvolvimento prático. In: MOREIRA, J. de O.;
SALUM, M.J.G.; OLIVEIRA, R.T. (Orgs.) Estatuto da Criança e do Adolescente: refletindo sobre sujeitos de direitos e responsabilidades.
Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016. p. 56-59.
MOREIRA, M. I. C. Proteção social de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional: contam-se histórias (estórias) no abrigo? In: MOREIRA, J. de O.; SALUM, M. J. G.; OLIVEIRA, R. T. (Orgs.) Estatuto da Criança e do Adolescente: refletindo sobre sujeitos, direitos e responsabilidades. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016, p. 120-132.
NASCIMENTO, I. P. Projeto de vida de adolescentes do ensino médio: um estudo psicossocial sobre suas representações. Imaginario, v.12, n.12, p. 55-80, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/. Acesso em: 23 jun. 2023.
OENNING, L. I. G. R. Os adolescentes e a ausência de projetos de vida: um estudo sobre o perfil dos “NEM-NEM”. 2015. Monografia (Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos: Escola, Violência e Defesa de Direitos) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SIQUEIRA, A.; DELL’AGLIO, D. D. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Psicologia & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 71-80, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 23 jun. 2023.
TAJFEL, H. Social identity and intergroup bihaviour. Social Science, v. 13, n. 1, p. 65-93, 1974.
WENDT, B.; TAVARES, M. D. F.; PENNO, D. K.; DELL’AGLIO, D. D. Imagens atribuídas às instituições de acolhimento. Revista SPAGESP, v. 19, n. 1, p. 35-48, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/. Acesso em: 6 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Experiência. Revista Científica de Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.