Promoção de saúde na criação do grupo de mães de crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115173554Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, APAE, Mães de crianças com deficiência, Psicologia, DeficiênciaResumo
Abordar a maternidade, especialmente no que se refere a um filho com deficiência, carrega uma gama de emoções e sentimentos. Portanto, a presente construção trata-se da experiência adquirida através da atuação com mães de indivíduos com deficiência, realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desenvolvido pela estudante de Psicologia, do Centro Universitário Una Divinópolis, Minas Gerais. O relato objetiva partilhar as construções realizadas, assim como os desafios desta atuação pioneira na Instituição, que através dessa, pôde-se identificar não apenas os benefícios do cuidado às mães, mas também as diversas possibilidades de intervenção a este público, como preventiva e promotora de saúde.
Downloads
Referências
ARAÚJO, G. M. S.; AIELLO, A. L. R. Rede social de apoio de mães com deficiência intelectual. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2013, v. 26, n. 4, pp. 752-761. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722013000400016. Acesso em: 15 dez. 2022.
BALBINO, F. S; YAMANAKA, C. I; BALIEIRO, M. M. F. G; MANDETTA, M. A. Grupo de apoio aos pais como uma experiência transformadora para a família em unidade neonatal. Escola Anna Nery [online]. 2015, v. 19, n. 2, pp. 297-302. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150040. Acesso em: 16 dez. 2022.
BECHELLI, L. P. de C.; SANTOS, M. A. dos. O terapeuta na psicoterapia de grupo. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2005, v. 13, n. 2, pp. 249-254. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000200018. Acesso em: 16 dez. 2022.
BRUNHARA, F.; PETEAN, E. B. L. Mães e filhos especiais: reações, sentimentos e explicações à deficiência da criança. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1999, v. 9, n. 16, pp. 31-40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1999000100004. Acesso em: 15 dez. 2022.
CAVALCANTE, M. C. V; LAMY F., F; FRANÇA, A. K. T. C; LAMY, Z. C. Relação mãe-filho e fatores associados: análise hierarquizada de base populacional em uma capital do Brasil-Estudo BRISA. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2017, v. 22, n. 5, pp. 1683-1693. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017225.21722015. Acesso em: 15 dez. 2022.
CERQUEIRA, M. M. G.; ALVES, R. de O. e AGUIAR, M. G. G. Experiências vividas por mães de crianças com deficiência intelectual nos itinerários terapêuticos. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2016, v. 21, n. 10, pp. 3223-3232. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.17242016. Acesso em: 16 dez. 2022.
CORRÊA, V. da C. R.; JURDI, A. P. S.; SILVA, C. C. B. da. Mães com Deficiência e Maternidade: Cotidiano, Redes de Apoio e Relação com a Escola. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2022, v. 28. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0159. Acesso em: 16 dez. 2022.
EMIDIO, T. S.; CASTRO, M. F. de. Entre Voltas e (Re)voltas: um Estudo sobre Mães que abandonam a Carreira Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2021, v. 41. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003221744. Acesso em: 16 dez. 2022.
FALKENBACH, A. P; DREXSLER, G; WERLER, V. A relação mãe/criança com deficiência: sentimentos e experiências. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2008, v. 13, pp. 2065-2073. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000900011. Acesso em: 15 dez. 2022.
MARTÍN- BARÓ, I. O papel do Psicólogo. Estudos de Psicologia (Natal) [online]. 1997, v. 2, n. 1, pp. 7-27. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1997000100002. Acesso em: 15 dez. 2022.
PICCININI, C. A; GOMES, A. G; MOREIRA, L. E; LOPES, R. S. Expectativas e sentimentos da gestante em relação ao seu bebê. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2004, v. 20, n. 3, pp. 223-232. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000300003. Acesso em: 16 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.