Terminalidade Específica na educação superior como escuta da diversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X68333

Palavras-chave:

Terminalidade Específica, Educação Superior, Escuta da Diversidade

Resumo

Este artigo refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade da Região de Joinville (SC), na linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente, e se propôs a investigar a utilização de Terminalidade Específica (TE) na educação superior. Para tanto, entrevistamos uma professora do curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que planejou e executou TE para uma estudante público-alvo da educação especial. Como objetivo geral nossos esforços se concentraram em identificar os elementos críticos-reflexivos que motivaram a professora durante o planejamento e aplicação da TE. Para entender as razões fez-se necessário seguir com alguns delineamentos na pesquisa, ou seja, a possibilidade de tratar a TE em um cenário de inclusão de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior, vindo ao encontro com as necessidades de reduzir a evasão e possibilitar a progressão dos estudos com conhecimentos suficientes que a formação requer para a qualificação profissional. A pesquisa se caracterizou como qualitativa e exploratória, do tipo estudo de caso, uma vez que foi possível conhecer mais sobre a aplicabilidade da TE no contexto da Universidade. Como resultado verificamos que a TE tornou-se possível com o empenho da professora a partir do que considerou ser importante para iniciar a etapa, a qual chamou de “escuta da diversidade”, aliada às parcerias que estabeleceu durante o processo formativo da estudante, que envolveu uma equipe multiprofissional ligada a outras áreas e setores da UFSM.

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Biografia do Autor

Daniele Claudia Miranda, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Mestranda na Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

Sonia Maria Ribeiro, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Professora doutora da Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Professora pós-doutora visitante da Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC, Brasil.

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Publicado

2022-02-25 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Miranda, D. C., Ribeiro, S. M., & Rausch, R. B. (2022). Terminalidade Específica na educação superior como escuta da diversidade. Revista Educação Especial, 35, e8/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X68333 (Original work published 25º de fevereiro de 2022)