A produção escrita de pessoas com deficiência intelectual na interação com as tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores

  • Flávia Roldan Viana UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Adriana Leite Limaverde Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X21931

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e comunicação, Produção escrita, Deficiência intelectual

Resumo

Este artigo se insere em uma pesquisa maior, que investiga se a mediação em contexto digital exerce influência sobre a qualidade das produções textuais, sob os aspectos semânticos e ortográficos da escrita de pessoas com deficiência intelectual (DI). O estudo maior também verifica se a atividade de alimentação de Blogs exerce influência sobre a interação social, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDIC e o letramento digital. A investigação se respalda na abordagem socioconstrutivista. Neste texto, objetiva-se investigar se a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em pareceria com os mediadores voluntários (MV), influencia o desenvolvimento das competências de escrita de pessoas com DI.  A coleta de dados realiza-se mediante a proposição de sessões de intervenção, nas quais as pessoas com DI produzem textos, sob a mediação dos MV, no contexto digital. Os resultados indicam que as estratégias de mediação estabelecidas pelo MV exercem influência positiva sobre as competências de escrita dos participantes com DI, visto que eles alteram qualitativamente seus textos. Esse resultado sugere que a mediação do MV no contexto digital se constitui como uma estratégia importante por possibilitar evolução da produção escrita de pessoas com DI. Conclui-se que os participantes desta investigação se beneficiam das TDIC, e demonstram competência para utilizar os recursos disponíveis no meio digital. A evolução da escrita se comprova, quando as ações das pessoas com DI no uso das TDIC são mediadas de forma clara, contextualizada, objetiva e adequada.

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Biografia do Autor

Flávia Roldan Viana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

ESTUDANTE DO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Adriana Leite Limaverde Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora Adjunto III da Universidade Federal do Ceará/Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Viana, F. R., & Gomes, A. L. L. (2017). A produção escrita de pessoas com deficiência intelectual na interação com as tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Educação Especial, 30(58), 297–312. https://doi.org/10.5902/1984686X21931

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua