Trajetórias de egressos do curso de mestrado em Educação Especial no George Peabody College for Teachers

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X90873

Parole chiave:

História da Educação Especial brasileira, Formação de Professores, George Peabody College for Teachers, Trajetórias

Abstract

No artigo, analisamos as trajetórias de egressos do mestrado em Educação Especial, realizado nos anos 1970, no George Peabody College for Teachers, nos Estados Unidos. A metodologia da pesquisa consistiu na análise documental de fontes como a legislação da época e dos Currículos Lattes dos egressos, com vistas a identificá-los, compreender a construção de suas trajetórias, bem como os desdobramentos dessa formação em suas atuações profissionais. Foram realizadas, também, entrevistas com os egressos, com a finalidade de cruzar as fontes e estabelecer um diálogo com autores do campo da Educação Especial brasileira. Dentre os principais resultados, mostramos que os egressos contribuíram significativamente para o campo da Educação Especial no Brasil, não apenas atuando no ensino e na pesquisa na área, mas fundando espaços importantes para o campo, como o GT-15 da ANPEd, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial e a Revista Brasileira de Educação Especial.

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Biografie autore

Getsemane de Freitas Batista, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ/2019. Graduada em Pedagogia e História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integrante dos Grupos de Pesquisa "História da Profissão Docente e das Disciplinas Escolares" (HISPROF) - (PUC-Rio), coordenado pelo Prof. Dr. Jefferson da Costa Soares e "Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE)" - (UFRRJ/IM), coordenado pela Prof. Dr. Márcia Denise Pletsch. Docente na rede municipal de Duque de Caxias.

Jefferson da Costa Soares, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ. 2021). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009). Doutor em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014). Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e representante do GT 02 - História da Educação no Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). No Doutorado, foi bolsista do Programa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Tem atuado principalmente nas áreas de Educação Brasileira, História da Educação, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, História da Profissão Docente e Ensino de Sociologia. Realizou estágios de Pós-Doutorado como bolsista CAPES (PNPD) na PUC-Rio entre abril de 2014 e dezembro de 2016. Atuou no desenvolvimento de trabalho social em comunidades. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Coordena o Grupo de Pesquisas em História da Profissão Docente e das Disciplinas Escolares (HISPROF

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Pubblicato

2025-08-07

Come citare

Batista, G. de F., & Soares, J. da C. (2025). Trajetórias de egressos do curso de mestrado em Educação Especial no George Peabody College for Teachers. Revista Educação Especial, 38(1), e42/1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X90873