<b>A identificação das altas habilidades sob uma perspectiva multidimensional</b>
Parole chiave:
High Abilities/giftedness, Identification, Identification instruments.Abstract
Buscando atender a crescente demanda e necessidade de identificação de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (PAH/SD), prática cada vez mais frequente nas escolas brasileiras, este artigo tem o objetivo de apresentar cinco instrumentos para a identificação dos indicadores de AH/SD em alunos de 10 a 18 anos e adultos e um instrumento de triagem para alunos de 6 a 9 anos que podem ser utilizados no ensino básico e superior. Os instrumentos foram construídos com base nas teorias das inteligências múltiplas de Gardner (1983; 2000) e de Superdotação de Renzulli (1978; 1986), utilizando características gerais e indicadores comumente encontrados na literatura mundial e brasileira. Para fins de validação, foram realizados testes pilotos com 38 alunos (11 meninas e 26 meninos) com AH/SD já identificados, com idades entre 8 anos e 2 meses e 18 anos, que frequentam diferentes séries do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas, e ensino tecnológico, e recebem atendimento educacional extracurricular em programas desenvolvidos nas cidades de Santa Maria (RS) e Curitiba (PR), e con 5 adultos (4 mulheres e 1 homem) também previamente identificados, tendo se mostrado eficientes para sua finalidade. Explica-se o referencial teórico subjacente, a construção, aplicação e interpretação dos instrumentos, de modo a permitir a identificação dos indicadores em PAH/SD de diferentes faixas etárias de forma consciente, contextualizada e coerente com os referenciais teóricos muldimensionais mais modernos que deveriam ser adotados pelos profissionais da educação.Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. Identificação. Instrumentos de identificação.
Downloads
##submission.downloads##
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).