Preparação e atuação dos professores do ensino primário face aos desafios da atenção à diversidade no contexto da sala de aula no Município do Soyo

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X63446

Parole chiave:

Atenção à diversidade, inclusão educacional, formação de professores, Município do Soyo.

Abstract

Esta pesquisa procura compreender o estado atual da preparação de professores do ensino primário no que diz respeito à diversidade em salas de aula no Município do Soyo, província do Zaire, Angola. Foi realizada a partir de um paradigma qualitativo, uma abordagem fenomenológica baseada em um estudo de elcance exploratório. A pesquisa procura responder à seguinte questão: Qual é o estado atual de preparação que os professores do ensino básico apresentam em relação à atenção à diversidade em sala de aula no Município do Soyo, província do Zaire, Angola? Foi utilizada uma amostra não probabilística de critérios intencionais, onde foram selecionados 12 professores de três escolas, sendo 6 com formação inicial de professores e 6 sem formação inicial. Para a coleta de informações, foram utilizadas duas técnicas: a entrevista semiestruturada para professores com formação inicial e o grupo focal para professores sem formação inicial. Foi aplicada a técnica de análise de conteúdos ao processo de análise de resultados.Os resultados da pesquisa mostram fragilidades no conhecimento e na gestão da diversidade em sala de aula e diferenças substanciais entre os professores com formação inicial e sem formação inicial analisados a partir das categorias de análise a priori e emergente.

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Biografie autore

António António, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorando na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Caroll Alejandra Schilling Lara, Universidad Católica del Maule, Talca, Maule

Professora doutora da Universidad Católica del Maule, Talca, Maule, Chile.

Osvaldo Hernández González, Universidad de Talca, Talca, Maule

Doutorando na Universidad de Talca, Talca, Maule, Chile.

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Pubblicato

2021-05-27

Come citare

António, A., Lara, C. A. S., & González, O. H. (2021). Preparação e atuação dos professores do ensino primário face aos desafios da atenção à diversidade no contexto da sala de aula no Município do Soyo. Revista Educação Especial, 34, e24/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X63446

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua