Relato de experiência do uso de um kit inclusivo para educação ambiental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X62373

Parole chiave:

Inclusão, Educação Ambiental, Roda de Leitura e Conversa

Abstract

Devido à escassez de materiais adaptados para o ensino inclusivo, muitos estudantes permanecem segregados de suas turmas, impossibilitados de compreender o conteúdo apresentado, seja por limitações ou deficiências. No presente estudo são relatadas as impressões de uma observação participante sobre a aplicação de uma atividade de educação ambiental inclusiva. A atividade consistiu em uma roda de leitura e conversa com a utilização de um kit inclusivo adaptado da obra literária “Meu Reino por um chocolate”, pertencente ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático do ano 2018, a qual aborda a relação entre a nossa alimentação e as mudanças ambientais globais. A adequação da obra foi realizada com base no Desenho Universal de Aprendizagem e uso de linguagem multimodal, com vistas a oferecer um material compreensível a uma grande variedade de estudantes. A roda de leitura e conversa foi aplicada para 8 estudantes. Os estudantes fizeram desenhos e conversaram durante a interação com o material. Três observadores, de diferentes formações, aplicaram a atividade e registraram suas impressões. Notou-se, durante a atividade, que todos os estudantes aproveitaram a oportunidade de aprendizagem ao lhes ser permitido escolher a linguagem com a qual se sentissem mais à vontade para interagir com o material, o que oportunizou a compreensão e aprendizado acerca da origem das mudanças climáticas relatadas na história do livro e a relação entre as mudanças no ambiente e a alimentação humana.

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Biografie autore

Sandra Felix Santos, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP

Doutoranda da Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil.

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP

Professora doutora da Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil.

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Pubblicato

2022-07-25

Come citare

Santos, S. F., & Ghilardi-Lopes, N. P. (2022). Relato de experiência do uso de um kit inclusivo para educação ambiental. Revista Educação Especial, 35, e22/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X62373