<b>O texto jornalístico: desencadeador do desenvolvimento da leitura e da escrita da pessoa com deficiência mental</b>

Autori

  • Fabiane Arruda Machado Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Reinoldo Marquezan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Abstract

 

Este artigo aborda a proposta de provocar criações textuais de pessoas com deficiência mental através da leitura, interpretação e reelaboração de textos jornalísticos. O texto jornalístico caracteriza-se pela concisão das idéias e por ser construído de forma clara e objetiva, por isso é considerado de fácil entendimento por parte de qualquer leitor. Isto evidencia que o texto jornalístico é um mediador com elevado potencial para a realização dos processos de leitura, interpretação, reelaboração, criação de textos e construção cognitiva.

 

Palavras-chave: texto jornalístico, leitura, escrita e deficiência mental.

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Come citare

Machado, F. A., & Marquezan, R. (2012). <b>O texto jornalístico: desencadeador do desenvolvimento da leitura e da escrita da pessoa com deficiência mental</b>. Revista Educação Especial, 1(1), 31–37. Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5029

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua

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