<b>As bases do processo de formação docente voltado à inclusão</b>

Autores

  • Gustavo Martins Piccolo

Palavras-chave:

Teacher education, Inclusion, Curriculum.

Resumo

Objetivamos neste ensaio, edificado a partir de uma revisão crítica da literatura, demonstrar que o pensar em um novo processo de formação docente envolve uma gama de fatores inter-relacionais, consubstanciados em cinco diretrizes basilares, quais sejam: 1) apropriação dialética do conceito de deficiência como não centrado no organismo do indivíduo; 2) necessidade de estabelecer que em um processo formativo tanto a sociedade como o restante da população, inclusive o deficiente, devem se transformar visando a assunção de uma convivência efetivamente solidária e democrática; 3) desconstrução da norma como parâmetro norteador das relações e julgamentos realizados pela sociedade; 4) caráter enfático do necessário inter-relacionamento dialógico entre Educação Especial e Educação Regular e; 5) construção de um novo currículo escolar que abranja a diversidade como produtora dos múltiplos conhecimentos e da evolução de nosso domínio sobre o ambiente que nos cerca. Na resolução dessa arquitetura sumamente complexa estabelece-se e se desvenda o enigma do processo de formação docente voltado à inclusão, cujas respostas ainda estão em vias de construção.

Palavras-chave: Formação docente. Inclusão. Currículo.

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Como Citar

Piccolo, G. M. (2009). <b>As bases do processo de formação docente voltado à inclusão</b>. Revista Educação Especial, 22(35). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/816

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua