<b>A cidadania e o desperdício da inteligência </b>

Autores

  • Mário Lúcio de Lima Nogueira Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Resumo

.

A questão política da educação assume, em nossos dias, uma importância fundamental em virtude do contexto social em que vivemos e, por isto, é inevitável que os valores sejam impostos à sociedade por intermédio da formação do comportamento que, no entanto, só serão legítimos se forem universais. 
Esta luta de poderes, com base no domínio da inteligência, não é nova. Sem dúvida, a inteligência é o maior atributo do ser humano e é ponto fundamental da aprendizagem e da adaptação psicossocial. O direito a educação e o aproveitamento da inteligência são essenciais para a sustentação da cidadania em todas as suas formas de expressão focalizadas, principalmente, nos princípios concretos dos direitos humanos e nas práticas da ação política. Para o portador de Altas Habilidades em particular, a possibilidade de desenvolver sua potencialidade avulta de importância, pois estes indivíduos, quando bem orientados, podem contribuir decisivamente no progresso da humanidade.

Palavras-chave: Educação Especial, Altas Habilidades, Cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Nogueira, M. L. de L. (2012). <b>A cidadania e o desperdício da inteligência </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 69–79. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5006

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua