Discentes descritos com deficiência intelectual (DI): as permissões de suas expressões sexuais na escola e as representações existenciais de seus docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X48341

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, sexualidade, escola inclusiva.

Resumo

Este texto objetiva descrever e analisar algumas Representações Existenciais (RE) (PINEL, 2012; 2018) de 07 (sete) professores/professoras de uma escola pública capixaba acerca da sexualidade de seus/ suas discentes jovens com deficiência intelectual. Para isso, nos apoiamos no método fenomenológico-existencial e a produção de dados aconteceu em dois momentos: no primeiro os participantes responderam em uma folha de papel como percebiam a sexualidade de um (a) estudante descrito com Deficiência Intelectual. No segundo, e a partir das respostas, foram realizadas conversas individuais com cada um deles. A Deficiência Intelectual (DI) e a sexualidade de jovens têm sido reconhecidas como experiências com as quais professores e educadores podem desvelar dificuldades em lidar na sala de aula escolar, assim como a não escolar. Tais problemáticas dos mestres podem ser alguns dos impeditivos para se promover efetivamente a inclusão. Em geral, as respostas dadas pelos professores se mostraram rígidas colocando o aluno com DI nos extremos de ser ou assexuado ou hipersexuado. Vale destacar que um dos profissionais reconheceu a sexualidade como algo comum aos seres humanos e parte de seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Hiran Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Paulo Roque Colodete, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutorando na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Pinel, H., Colodete, P. R., & Bravin, R. (2020). Discentes descritos com deficiência intelectual (DI): as permissões de suas expressões sexuais na escola e as representações existenciais de seus docentes. Revista Educação Especial, 33, e57/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X48341

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua