O desafio de ensinar modelos atômicos a alunos cegos e o processo de formação de professores

Autores/as

  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade de Brasília - UnB
  • Loraine Borges Guimarães Universidade de Brasília UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4384

Palabras clave:

Ensino de Química, Inclusão, Modelos Atômicos.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4384

 

A partir das orientações contidas na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007), os alunos com necessidades educacionais especiais passaram a ser matriculados nas escolas regulares. Especificamente com relação à inclusão de alunos cegos, devido às suas características peculiares, são necessários recursos e materiais adequados que possam suprir a falta da visualização dos objetos. Nesse contexto, a Química, disciplina que utiliza grande apelo visual, oferece um enorme desafio para a aquisição dos seus conceitos pelos deficientes visuais. Com o intuito de tentar suprir algumas lacunas em conteúdos de Química com grande apelo visual, este trabalho propõe a discussão sobre a importância de se aplicar recursos pedagógicos alternativos que possibilitem aos deficientes visuais a compreensão e a construção do imaginário desta ciência, trabalhando-se para isso com protótipos sobre os Modelos Atômicos. Com este trabalho pretende-se não apenas colaborar para o processo de ensino-aprendizagem como também para a formação de licenciandos mais aptos a trabalhar na perspectiva da inclusão.

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Biografía del autor/a

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta da Faculdade UnB Planaltina

Loraine Borges Guimarães, Universidade de Brasília UnB

Licencianda do Curso de Ciências Naturais - Faculdade UnB Planaltina

Publicado

2014-04-11

Cómo citar

Razuck, R. C. de S. R., & Guimarães, L. B. (2014). O desafio de ensinar modelos atômicos a alunos cegos e o processo de formação de professores. Revista De Educación Especial, 27(48), 141–154. https://doi.org/10.5902/1984686X4384

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua