Concepções de professores sobre a sexualidade de alunos e a sua formação em educação inclusiva

Autores/as

  • Ana Cláudia Bortolozzi Maia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo
  • Teresa Vilaça

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28087

Palabras clave:

Concepções de professores, Educação Sexual, Deficiência Intelectual, Formação de Professores.

Resumen

A educação sexual no contexto da escola é um processo importante que deve ser realizado pelos professores para todos os alunos. O objetivo desta revisão de literatura foi o de analisar as concepções de professores sobre a sexualidade de alunos com deficiência intelectual. Os artigos foram localizados em bases de dados na área da Educação e, a partir de critérios de exclusão, elegeram-se 83 artigos para análise de conteúdo. Encontraram-se as seguintes categorias: “educação sexual” (n=22); “aspectos da sexualidade de pessoas com deficiências” (n=28); “questões teóricas” (n=6); e “profissionais e familiares” (n=27). Esta última categoria foi desmembrada em: “concepções de professores” (n=7); “concepções de profissionais da saúde/cuidadores” (n=6), “concepções  e expectativas de adultos que convivem com pessoas com deficiência” (n=9); e “implementação de programas de educação sexual” (n=5). Nos sete artigos sobre as concepções dos professores, estes reconhecem que os alunos com deficiência intelectual são seres sexuais e têm manifestações sexuais na escola; compreendem essa sexualidade como “exagerada” e consideram que eles não entendem as informações recebidas. Os professores são favoráveis à educação sexual na escola. Mas, há aqueles que não consideram que esse seja o seu papel e outros que poderiam contribuir, apesar de necessitarem de preparação pessoal, formação continuada, materiais específicos e apoio da família. Estes resultados contribuem para o planejamento de cursos de formação de professores, visando o desenvolvimento de atitudes positivas: segurança no conhecimento científico, postura acolhedora, disponibilidade, respeito e tolerância, dentre outras, favorecendo a implementação da educação sexual na escola inclusiva.

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Publicado

2017-11-07

Cómo citar

Maia, A. C. B., & Vilaça, T. (2017). Concepções de professores sobre a sexualidade de alunos e a sua formação em educação inclusiva. Revista De Educación Especial, 30(59), 669–680. https://doi.org/10.5902/1984686X28087

Número

Sección

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva