<b>Inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: primeiras aproximações a partir de Michel Foucault </b>
Abstract
Este ensaio acadêmico se propõe a refletir sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais no ensino regular tomando por base os estudos de Foucault. Para tanto, discute-se a constituição do sujeito na modernidade bem como os saberes “psi” que tornam inteligíveis o conceito de anormal. Nessa direção a escola, enquanto instituição de seqüestro assume e produz novos discursos de inclusão que contribuem para o apagamento e silenciamento das diferenças, além do fortalecimento da ilusão de que todos são iguais.
Palavras-chave: Inclusão. Psicopedagogia. (A)normalidade.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).