<b>Processo de inclusão na escola regular: panorama de percepções</b>
Abstract
O presente artigo de pesquisa tem como finalidade apresentar algumas considerações sobre o processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular a partir da pesquisa de mestrado que se realizou na PUCRS entre 2004 e 2006. O estudo intitulado processo de inclusão: a criança com necessidade educativa especial e os envolvidos, objetivou averiguar as percepções dos envolvidos no processo de inclusão a respeito deste e das crianças com NEE no contexto das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Foi um estudo qualitativo, com abordagem do tipo etnográfico. Os resultados mostram que a inclusão de alunos com NEE na escola regular está fomentando mudanças na estrutura pedagógica, no currículo, no planejamento diário e no espaço físico. Reconheceu-se ainda, os aspectos que dificultam e facilitam o processo de inclusão. Identificou-se que as famílias aprovam a inclusão dos filhos na escola regular e que os educadores pensam que o processo de inclusão é algo novo e exige mudanças na escola e no olhar às diferenças. Observou-se que os comportamentos das crianças com NEE variaram da distração ao empenho à realização das atividades pedagógicas e a comunicação predominante foi a verbal e a relação destas com o grupo oscilou entre conflitos e momentos de bom relacionamento. As crianças com NEE pesquisadas evidenciaram sentir-se bem na escola regular, comunicar-se e relacionar-se com o grupo, parecendo incluídas. O processo de inclusão não é algo pronto, mas deve ser construído em cada contexto pelos participantes.
Palavras-chave: Inclusão. Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Família. Educadores. Sociedade. Diferenças.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).