<b> Reflexão sobre as interações sociais: pessoas idosas com deficiência mental</b>
Abstract
O propósito desta pesquisa foi a investigação sobre as condições de vida de deficientes mentais idosos institucionalizados na Escola de Educação Especial “Recanto Feliz” e Asilo São Vicente de Paulo, instituições localizadas no município de Palmeira das Missões- RS, através de um estudo sobre a importância das interações sociais para estes sujeitos. Utilizou-se de um estudo de caso comparativo entre os idosos das respectivas instituições. O procedimento da análise dos dados buscou uma aproximação com as teorias vygotskyana e walloniana e a investigação evidenciou a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas no campo das ciências humanas como forma de sustentar e qualificar as práticas institucionais voltadas para o deficiente mental idoso. O idoso institucionalizado na escola vivenciou uma prática interativa que favoreceu o seu desenvolvimento quanto a comunicação, ao uso da linguagem e a sua convivência no grupo. A idosa da casa asilar permanece no mesmo nível de desenvolvimento, tendo em vista o seu contexto social.
Palavras-chave: Idoso. Deficiência Mental. Interações Sociais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).