Efeitos da meditação nas funções executivas em escolares com alteração de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X92329

Palavras-chave:

Meditação, Função executiva, Estudantes, Aprendizagem

Resumo

As funções executivas, que incluem atenção, memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, são essenciais para desenvolvimento educacional e socioemocional de todo e qualquer indivíduo, principalmente, crianças e adolescentes em processo de desenvolvimento da aprendizagem. Estudantes com alterações de aprendizagem frequentemente apresentam déficits nessas áreas, o que pode dificultar seu desempenho escolar e afetar sua autoestima. Com o intuito de auxiliar nesse processo, as práticas holísticas, mais especificamente a meditação, tem sido usada como auxiliar para o manejo dessas funções, proporcionando benefícios positivos para os indivíduos. Com o objetivo de analisar os possíveis efeitos da meditação nas funções executivas de indivíduos com alterações de aprendizagem, foi realizada a comparação de dois grupos, estudo e controle, com atividades psicopedagógicas incluindo a prática meditativa em um dos grupos. Observaram-se resultados significativos do Escore B no GTE (p = 0,046), bem como, uma tendência para a diferença (p < 0,20; alfa = 0,05) no Escore A no mesmo grupo. Enquanto isso, o GTC não apresentou tendência de diferenças entre os períodos. Assim, observa-se que houve uma melhora nos escores do GTE, resultando na diferença significativa entre os grupos, pelo menos, para o Escore B e, ainda, indicou manter estudos na área da educação utilizando práticas integrativas como ferramenta de apoio para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Áurea Alves Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria-RS;

Pós graduada em Psicopedagogia Abordagem Clínica e Institucional pela Universidade Franciscana de Santa Maria - RS;

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Mara-RS;

Pós graduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto de Santa Cruz do Sul-RS;

Doutoranda em Distúrbios da COmunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.

Carolina Lisbôa Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, especialização em Motricidade Orofacial (CEFAC) e Linguagem (PUCRS). É mestre e doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, área de concentração em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora Associada 4 na UFSM atuando no curso de graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Tem experiência na área de Linguagem Infantil e Motricidade Orofacial, com enfoque nos seguintes temas: aquisição fonológica típica e atípica, consciência fonológica, aquisição da linguagem oral típica e atípica, Terapia Assistida por Animais, mediada por cães (cinoterapia) e Práticas Integrativa e Complementares.

Denis Altieri Oliveira Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Estatística, Mestre em Sensoriamento Remoto e Doutor em Probabilidade e Estatística. Atualmente é professor e pesquisador no Departamento de Estatística e no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de Estatística Aplicada e Bioestatística.

Xasmênia Silva Neco, Faculdade Integrada de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2020). , atuando principalmente no seguinte tema: Neuropsicologia; Avaliação Neuropsicológica; Cognição; Treinamento Cognitivo.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Guimarães, Áurea A., Mezzomo, C. L., Moraes, D. A. O., & Neco, X. S. (2025). Efeitos da meditação nas funções executivas em escolares com alteração de aprendizagem. Revista Educação Especial, 38(1), e73/01–19. https://doi.org/10.5902/1984686X92329