Estudo do potencial de um sintetizador de voz no processo educativo de uma criança com Ataxia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X9012Palavras-chave:
Inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Ataxia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sintetizador de Voz.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9012
Este estudo de caso analisa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no apoio a uma criança com Ataxia, a Bia (nome fictício) incluída numa Unidade de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência (UAEM) numa escola pública de Braga, Região Norte de Portugal. A Bia apresentava incapacidade total ao nível da oralidade e graves dificuldades na coordenação da motricidade fina. Além de uma contextualização da relação entre as necessidades educativas especiais (NEE) e as TIC, através da sua interligação, aborda-se e descreve-se a intervenção ao nível das TIC e a sua integração no currículo e na aprendizagem e de seguida relata-se este processo de integração, que teve a finalidade de lhe proporcionar produtos de apoio que assegurassem os necessários meios para promover e aumentar a sua comunicação.
Palavras-chave – Inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Ataxia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sintetizador de Voz.
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