Estudo do potencial de um sintetizador de voz no processo educativo de uma criança com Ataxia

Autores

  • Ana Teresa Oliveira Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
  • António José Osório Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
  • Anabela Cruz Santos Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X9012

Palavras-chave:

Inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Ataxia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sintetizador de Voz.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9012

 

Este estudo de caso analisa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no apoio a uma criança com Ataxia, a Bia (nome fictício) incluída numa Unidade de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência (UAEM) numa escola pública de Braga, Região Norte de Portugal. A Bia apresentava incapacidade total ao nível da oralidade e graves dificuldades na coordenação da motricidade fina. Além de uma contextualização da relação entre as necessidades educativas especiais (NEE) e as TIC, através da sua interligação, aborda-se e descreve-se a intervenção ao nível das TIC e a sua integração no currículo e na aprendizagem e de seguida relata-se este processo de integração, que teve a finalidade de lhe proporcionar produtos de apoio que assegurassem os necessários meios para promover e aumentar a sua comunicação.

Palavras-chave – Inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Ataxia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Sintetizador de Voz.

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Biografia do Autor

Ana Teresa Oliveira, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

Mestre em Estudos da Criança, Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação

António José Osório, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

Professor Auxiliar com Agregação, Phd, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Anabela Cruz Santos, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

Professora Auxiliar, Phd do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Oliveira, A. T., Osório, A. J., & Santos, A. C. (2014). Estudo do potencial de um sintetizador de voz no processo educativo de uma criança com Ataxia. Revista Educação Especial, 27(48), 249–262. https://doi.org/10.5902/1984686X9012

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua