Engajamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades de produção de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X83702

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Engajamento, Histórias infantis., PRONARRAR

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os comportamentos indicadores de engajamento emitidos por quatro crianças com diagnóstico de TEA, durante o uso do PRONARRAR, e identificar quais os suportes fornecidos pelo interlocutor e por esse programa, para ajudar a manter o engajamento das crianças nas atividades de produção das histórias contempladas por ele. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com intervenções mínimas sobre os comportamentos emitidos pelas crianças no momento da produção de histórias. Participaram, desta pesquisa, quatro crianças com diagnóstico de TEA, níveis de suporte II e III, todas com nove anos de idade, sendo três do sexo masculino e uma do sexo feminino. Duas sessões individuais de aproximadamente 25 minutos foram conduzidas, utilizando-se apoios verbais, gestuais e estratégias similares às de Leitura Dialógica (LD). As sessões foram filmadas e a análise delas conduzida com um protocolo para registro de Comportamentos de Engajamento em Atividades do PRONARRAR (CEAP). Os principais indicadores de engajamento obtidos foram: atenção sustentada, emissões correspondentes às imagens observadas e inferências. Os principais suportes do programa identificados foram: design atrativo das imagens e permanência delas no campo visual das crianças durante toda a atividade. Os apoios verbais, gestuais e físicos do interlocutor também foram importantes. Sugere-se a continuidade de estudos que contemplem a construção e o desenvolvimento de histórias, com foco para as inferências, considerando que investigações nessa direção podem ser promissoras para o desempenho escolar de crianças com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emely Kelly Silva Santos Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestra em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil; Fonoaudióloga da Instituição Espaço Potencial, Marília, SP, Brasil. 

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado e Pós-doutorado em Educação; Bolsista Produtividade do CNPq; Docente da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciada ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e ao Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), ambos da FAE/UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 

Referências

ADORNETTI, Ines; CHIERA, Alessandra; DERIU, Valentina et al. An investigation of visual narrative comprehension in children with autism spectrum disorders. Cognitive Processing, v. 21, p. 435-447, 2020.Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10339-020-00976-6. Acesso em: 22 set. 2023.

ALRASHIDI, Oqab; PHAN, Huy; NGU, Bing. (2016). Academic Engagement: An Overview of Its Definitions, Dimensions, and Major Conceptualisation. International Education Studies, v. 9, n. 12, p. 41-52, 2016.Disponível em: https://doi.org/10.5539/ies.v9n12p41Acesso em: 22 set. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION.(APA). Manual diagnóstico estatístico de transtornos mentais DSM-5. Artmed, 2014.

BANNEY, Rebecca; HARPER-HILL, Keely; ARNOTT, Wendy. The Autism Diagnostic Observation Schedule and narrative assessment: Evidence for specific narrative impairments in autism spectrum disorders. International Journal of Speech - Language Pathology, v. 17, n. 2, p.159–171, 2015. https://doi.org/10.3109/17549507.2014.977348. Acesso em: 22 set. 2023.

CÁRNIO, Maria Sílvia; BERBERIAN, Ana Paula; TRENCHE, Maria Cecília Bonini; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Escola em tempo de inclusão: ensino comum, educação especial e ação do fonoaudiólogo. Distúrbios da Comunicação, v.24, n.3, p. 249-256, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index. php/dic/article/view/11978/8674. Acesso em: 12 mar. 2023.

COLOMER, Tereza. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003. Tradução: Laura Sandroni.

EIGSTI, Inge-Marie; MARCHENA, Ashley B. de; SCHUH, Jillian M.; KELLEY, Elizabeth. Language acquisition in autism spectrum disorders: A developmental review. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 2, p. 681-691, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2010.09.001. Acesso em: 22 set. 2023.

FAVOT, Kate; CARTER, Mark; STEPHENSON, Jennifer. The Effects of Oral Narrative Intervention on the Personal Narratives of Children with ASD and Severe Language Impairment: A Pilot Study. International Journal of Disability, development and education, v. 66, n. 5, p. 492-509, 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1080/1034912X.2018.1453049. Acesso em: 22 set. 2023.

FERREIRA, Aurino Lima; SPINILLO, Alina Galvão. Desenvolvendo a habilidade de produção de textos em crianças a partir da consciência metatextual. In M. R. Maluf (Org.). Metalinguagem e aquisição da escrita.São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 119-148, 2003.

FLEURY, Veronica; SCHWARTZ, Ilene. A modified dialogic reading intervention for preschool children with autism spectrum disorder. Topics Early Child. Spec. Educ., v. 37. N. 1, p. 16-28, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0271121416637597. Acesso em: 12 mar. 2023.

FLEURY, Veronica; MIRAMONTEZ, Shane Herriott; HUDSON, Roxanne F.; SCHWARTZ, Ilene. Promoting active participation for preschoolers with autism spectrum disorder: a preliminary study. Child Language Teaching and Therapy, v. 30, n. 3, p. 273-288, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0265659013514069. Acesso em: 12 mar. 2023.

FREITAS, Flaviane Pelloso Molina; BLANCO, Marília Bazan; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de Oliveira. Emprego de um programa de intervenção metatextual com o uso de recursos da comunicação suplementar e alternativa. Anais do V Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais, Marília, SP, Brasil, 2019. Disponível em: http://defsen.net/indexanais_arquivos/2019p247-254.pdf. Acesso Em: 12 mar. 2023.

GOMBERT, Jean-Émile. Metalinguistic development. Wheatsheaf, 1992.

GOMBERT, Jean-Émile. Epi/meta versus implícito/explícito: nível de controle cognitivo sobre a leitura e sua aprendizagem. In: MALUF, Mari Regina; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. (Org.), Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever. Penso, p. 109-113, 2013.

GUEVARA, Victor Loyola de Souza; QUEIROZ, Lara Rodrigues; FLORES, Eileen Pfeiffer. Leitura dialógica adaptada para uma criança com transtorno do espectro autista: um estudo preliminar. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv., São Paulo , v. 17, n. 1, p. 87-99, jun. 2017. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-03072017000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2023.

HOLLINGSHEAD, Aleksandra. Broadening the Definition of Engagement for Students with Severe Disabilities: A Phenomenological Study of the Experts in the Field. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Antioch University McGregor, Yellow Springs, Ohio, 2013.

KING, Diane; DOCKRELL, Julie; STUART, Morag. Event narratives in 11-14 year olds with autistic spectrum disorder. International Journal of Language and Communication Disorders, v. 48, n. 5, p. 522-533, 2013.Disponível em: https://doi.org/10.1111/1460-6984.12025. Acesso em: 12 mar. 2023.

KLUTH, Paula; CHANDLER-OLCOTT, Kely. A land we can share: Teaching literacy to students with autism. Baltimore: Paul Brookes, 2008.

LEHNHART, Gabriela Brutti. Transtorno do Espectro Autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefa. 2018. Monografia (Licenciatura em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

MATA, Simara Pereira da; SORIANO, Karen Regiane; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Efeitos do PRONARRAR como apoio na produção de narrativas escritas de alunos surdos: estudo preliminar. Anais do I Encontro do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Educação de Surdos e Libras, São Paulo, SP, Brasil, 2016.

MCWILLIAM, Ra; BAILEY, Donald B. Effects of classroom social structure and disability on engagement. Topics in Early Childhood Special Education, v. 15, n. 2, p. 123-147, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1177/027112149501500201. Acesso em: 12 mar. 2023.

MENDES, Camila; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Indicadores de perfil de uma criança com paralisia cerebral para introdução de comunicação suplementar e alternativa. V Seminário do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais, Marília, SP, Brasil, 2019. Disponível em: http://defsen.net/indexanais_arquivos/2019p65-74.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

MIILHER, Liliane Perroud; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. Considerando a responsividade: uma proposta de análise pragmática no espectro do autismo. Revista CoDAS, v. 25, n. 1, p. 70-75, 2013.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000100013. Acesso em: 22 set. 2023.

MORROW, Linda. Effects of structural guidance in story retelling on children's dictation of original stories. Journal of Reading Behavior, Chicago (EUA), v. 18, n. 2, p. 135-152, 1986.Disponívelem: https://doi.org/10.1080/108629686095 475. Acesso em: 12 abr. 2023.

NUNES, Débora Regina; AZEVEDO, Mariana Queiroz Orrico de; SCHMIDT, Carlo. Inclusão educacional de pessoas com autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 26, n. 47, p. 557-572, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X10178. Acesso em: 20 fev. 2023.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Novo PRONARRAR: suporte estruturado para a emergência e o desenvolvimento de histórias infantis. Editora CRV, 2019.

OLIVEIRA, Emely Kelly Silva Santos; FREITAS, Flaviane Pelloso Molina; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. O uso do PRONARRAR e adaptação com a comunicação suplementar e alternativa em sujeitos com transtorno do espectro do autismo. Anais da XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil, 2018.

OLIVEIRA, Emely Kelly Silva Santos; OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; Construção de histórias no contexto de uso de recursos de comunicação suplementar e alternativa e estratégias metatextuais com autistas. Anais do VI Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC Brasil. Natal, RN, Brasil, 2017.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; SORIANO, Karen Regiane; FREITAS, Flaviane Pelloso Molina. Complexidade de histórias de um programa de intervenção metatextual no contexto da educação especial e inclusiva. Anais da 16ª Jornada do Núcleo de Ensino, Marília, SP, Brasil, 2017.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; Rodrigues, Eline Silva; BRACKEN, Seán. Suportes para a escolarização de estudantes do público-alvo da educação especial. Rev. Est. Inv. Psico. Educ., v. 11, num. esp., p. 80-85, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.11.2415. Acesso em: 12 fev. 2023.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Proposta de um instrumento para construção de um perfil comunicativo funcional de crianças com deficiência. In: OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; MATA, Simara Pereira; BAZAN, Marília Blanco. (Orgs.). Educação infantil, linguagem e inclusão escolar, São Carlos: De Castro Editora, p. 143-158, 2021.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; MARQUES, Susi Lippi. Análise da comunicação verbal e não-verbal de crianças com deficiência visual durante interação com a mãe. Rev. Bras. Educ. Espec., v. 11, n. 3, p. 409-428, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382005000300007. Acesso em: 20 fev. 2023.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, Emely Kelly Silva Santos. A comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular para crianças que “não falam”. Revista GESTO-Debate, v. 7, p. 260-285, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18573/12774. Acesso em: 22 set 2023.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; OLIVEIRA, Emely Kelly Santos. Protocolo para análise de comportamentos de engajamento em atividades do PRONARRAR. In: OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de Oliveira; ROCHA, Aila Narene; MARTINS, Ana Paula Loução. (Orgs.). A linguagem e o brincar em condições neurodiversas. Cultura Acadêmica, 2022, p. 1-16.

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de;BONKI, Eveline; BRAGA, Tania Moron Saes; SCHIER, Ana Cândida. Produção de conhecimento sobre narrativas orais: contribuições para as investigações em linguagem infantil. Rev. CEFAC, v.15, n. 1, p. 207-214, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/ a/jtH66Pg5HT4jRJBP5q4XdgH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2023.

QUEIROZ, Lara Rodrigues. Leitura dialógica: efeitos no desenvolvimento de comportamento verbal em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

RAMOS, Fabiane dos Santos; BITTENCOURT, Daniele Denardin; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. et al. Intervenção mediada por pares: Implicações para a pesquisa e as práticas pedagógicas de professores com alunos com autismo. Arq. Anal. Políticas Educ., v. 26, n. 23, p. 1-24, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa. 26.3367. Acesso em: 20 fev. 2023.

SCHMIDT, Carlo. Transtorno espectro autismo: onde estamos e aonde vamos parar. Psicol. Estud., 22(2), 221-230, 2017. Disponível em:https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i2.34651.Acesso em: 08 de jan. 2023.

SORIANO, Karen Regiane. Efeitos de histórias adaptadas na produção de narrativas orais de uma criança com baixa visão em idade pré-escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2017.

SPINILLO, Alina Galvão. A produção de histórias por crianças: a textualidade em foco. In: CORREA, Jane; SPINILLO, Alina Galvão; LEITÃO, Selma. (Orgs.). Desenvolvimento da linguagem: escrita e textualidade. Rio de Janeiro: Faperj/Nau, 2001. p. 73-116.

SPINILLO, Alina Galvão; SIMÕES, Patrícia Uchôa. O Desenvolvimento da Consciência Metatextual em Crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 537-546, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300012. Acesso em: 22 set 2023.

STIRLING, Lesley; CAREY, Lucy; DOUGLAS, Susan. The use of narrative in studying communication in autism spectrum disorders. In: ARCIULI, J., BROCK, J. (eds.). Communication in autism. Amsterdam: John Benjamins, 2014. p. 169-216.

WALTER, Elizabeth Cynthia. Os efeitos de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. 2017. [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

WALTER, Elizabeth Cynthia; NUNES, Débora Regina de Paula. Avaliação da eficácia de um programa de compreensão da leitura oral dialógica por criança com autismo. Educação Temática Digital, v.22, n. 1, p. 27-49, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8655410. Acesso em: 20 de fev. 2023.

WHALON, Kely; DELANO, Monica; HANLINE, Mary Frances. A rationale and strategy for adapting dialogic reading for children with autism spectrum disorder: RECALL. Prevent. Sch. Fail., v. 57, n. 2, p. 93-101, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/1045988X.2012.672347. Acesso em: 19 de mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Oliveira, E. K. S. S., & Oliveira, J. P. de. (2024). Engajamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em atividades de produção de histórias. Revista Educação Especial, 37(1), e7/1–35. https://doi.org/10.5902/1984686X83702