Contribuições da neurociências para a educação matemática de uma pessoa com necessidades educativas especiais intelectivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X7627Palavras-chave:
Neurociências, Educação Matemática, Necessidades Educativas Especiais Intelectivas.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7627
Apresenta-se, neste artigo, um recorte de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, realizada com um aluno com Espinha Bífida, implementando uma sequência didática eletrônica individualizada, que tem como objetivo central qualificar a sua autonomia em Matemática. O aluno investigado, em 2012, tinha 14 anos e cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. A questão norteadora dessa investigação foi: um sujeito com Necessidades Educativas Especiais Intelectivas, de grau leve, pode superar dificuldades cognitivas em Matemática frente a uma sequência didática eletrônica? Ressalta-se a importância dos avanços da Neurociências no processo educacional de pessoas com Necessidades Educativas Especiais Intelectivas, a multimodalidade de estímulos oferecidos pela Tecnologia de Informação e Comunicação e recortes dos resultados da experiência realizada entre 2010 e 2012, com encontros semanais entre pesquisadores e o aluno, que apontam evolução frente aos conceitos matemáticos, como os de cardinalidade, ordinalidade, valor posicional do número, estrutura aditiva, compreensão de unidades de tempo, sistema monetário brasileiro e resolução de problemas que envolvem esses conceitos, em especial os que dizem respeito ao campo aditivo.
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