Contribuições da neurociências para a educação matemática de uma pessoa com necessidades educativas especiais intelectivas

Autores

  • Tania Elisa Seibert Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7627

Palavras-chave:

Neurociências, Educação Matemática, Necessidades Educativas Especiais Intelectivas.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7627

 

Apresenta-se, neste artigo, um recorte de uma investigação de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, realizada com um aluno com Espinha Bífida, implementando uma sequência didática eletrônica individualizada, que tem como objetivo central qualificar a sua autonomia em Matemática.  O aluno investigado, em 2012, tinha 14 anos e cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. A questão norteadora dessa investigação foi: um sujeito com Necessidades Educativas Especiais Intelectivas, de grau leve, pode superar dificuldades cognitivas em Matemática frente a uma sequência didática eletrônica? Ressalta-se a importância dos avanços da Neurociências no processo educacional de pessoas com Necessidades Educativas Especiais Intelectivas, a multimodalidade de estímulos oferecidos pela Tecnologia de Informação e Comunicação e recortes dos resultados da experiência realizada entre 2010 e 2012, com encontros semanais entre pesquisadores e o aluno, que apontam evolução frente aos conceitos matemáticos, como os de cardinalidade, ordinalidade, valor posicional do número, estrutura aditiva, compreensão de unidades de tempo, sistema monetário brasileiro e resolução de problemas que envolvem esses conceitos, em especial os que dizem respeito ao campo aditivo.

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Biografia do Autor

Tania Elisa Seibert, Universidade Luterana do Brasil

Professora do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/Canoas).

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) - ULBRA/Canoas

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade luterana do Brasil (ULBRA)

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca na Espanha, professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de Licenciatura em Matemática da ULBRA.

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Seibert, T. E., & Groenwald, C. L. O. (2014). Contribuições da neurociências para a educação matemática de uma pessoa com necessidades educativas especiais intelectivas. Revista Educação Especial, 27(48), 233–248. https://doi.org/10.5902/1984686X7627

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua