Acessibilidade no Polo de Atendimento Presencial dos cursos EaD do Consórcio Cederj

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67409

Palavras-chave:

Ambiente adaptado, Niterói, Arquitetura, Diversidade, Inclusão

Resumo

O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais no Consórcio Cederj vem crescendo a cada ano. Consequentemente surge a necessidade de planejamento e adequações curriculares e de atendimento, promovendo o acesso e rompendo barreiras. Nos Polos de atendimento presencial essas barreiras podem ser físicas, arquitetônicas, comunicacionais ou mesmo atitudinais. O objetivo do estudo foi analisar o espaço do Polo Cederj de Niterói, que, como escola municipal, já foi considerado referência em acessibilidade. Verificou-se que esse Polo ainda é uma referência no atendimento educacional especializado da educação básica, com salas específicas para esse público no andar térreo. Porém, para os alunos do Cederj que ocupam os andares superiores, ainda é necessário promover ajustamentos como recolocação de barras de segurança na rampa e no elevador, colocação de piso podo tátil para atender pessoas com deficiência visual, bem como de vaso sanitário, pia e mobiliário adequado às pessoas com deficiência física, possibilitado o acesso geral do público que busca de formação em instituições do ensino superior.

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Biografia do Autor

Luciana Tavares Perdigão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutoranda da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Neusa Rejane Wille Lima, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Ediclea Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Perdigão, L. T., Lima, N. R. W., & Fernandes, E. M. (2023). Acessibilidade no Polo de Atendimento Presencial dos cursos EaD do Consórcio Cederj. Revista Educação Especial, 36(1), e9/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X67409