Quem são e onde estão os universitários cegos no Brasil?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X65373

Palavras-chave:

Estudantes cegos, Ensino Superior, Perfil sociodemográfico

Resumo

A compreensão do perfil e dos aspectos institucionais e acadêmicos que envolvem os estudantes cegos no ensino superior se mostra de grande relevância para a reflexão sobre a efetividade das políticas afirmativas já existentes e como forma de subsidiar ações mais assertivas em relação ao atendimento especializado a esse público. O artigo é de cunho quantitativo e exploratório baseado em dados secundários dos microdados do Censo do Ensino Superior de 2018 (CenSup). Ele descreve o perfil e a inserção de estudantes cegos em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas brasileiras, de acordo com características sociodemográficas e institucionais. Os dados foram analisados utilizando estatística descritiva. Em 2018, 2.537 estudantes cegos haviam se matriculado, 37,8% em IES públicas e 62,2% em IES privadas. Nesse cenário, duas questões orientam este estudo: em que tipo de instituição e área de conhecimento se dá a inserção desses estudantes? E, qual seu perfil sociodemográfico? Os resultados mostram a prevalência de matrículas de estudantes cegos na rede privada, distribuídas em 462 Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente no segmento universidades (60,9%) e na modalidade de ensino presencial (75,8%). Os cursos superiores mais frequentados são nas áreas de Educação, Negócios, Administração e Direito. A maioria desses estudantes é do sexo masculino (55%), autodeclarados brancos (45,4%) e na faixa etária de até 30 anos de idade (62,9%).

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Biografia do Autor

Margareth de Oliveira Olegario Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rosileia Lucia Nierotka, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Geomara Balsanello, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Mestra pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil.

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professora doutora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-01-31 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Teixeira, M. de O. O., Nierotka, R. L., Balsanello, G., & Bonamino, A. M. C. de. (2022). Quem são e onde estão os universitários cegos no Brasil?. Revista Educação Especial, 35, e1/1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X65373 (Original work published 31º de janeiro de 2022)