Clima escolar e vitimização entre pares: percepções de estudantes com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X53606

Palavras-chave:

clima escolar autoritativo, pessoas com deficiência intelectual, vitimização entre pares.

Resumo

Considerando as experiências de estudantes com deficiência intelectual (DI) em ambientes educacionais, a vitimização entre pares se destaca por potenciais prejuízos para o desenvolvimento. Este é um problema de relacionamento, que demanda a compreensão de fatores do contexto. Na abordagem do clima escolar autoritativo, a percepção de suporte e estrutura disciplinar atuam como possíveis atenuadores da vitimização entre pares. Entretanto, a associação entre o clima escolar e a vitimização raramente é examinada em amostras com pessoas com DI. Assim, o estudo teve por objetivo examinar as associações entre o clima escolar autoritativo e a vitimização entre pares por meio de procedimento acessível para o autorrelato de pessoas com DI. Hipotetizou-se que a estrutura disciplinar e o suporte estariam associados negativamente à vitimização. O estudo incluiu 117 estudantes com DI, com idade entre 12 e 63 anos (média= 25,31; d.p.= 12,25); 62,4% dos participantes do sexo masculino; 56,9% brancos e 54,1% com diagnóstico de DI moderada. As medidas e procedimentos passaram por processo de acessibilidade cognitiva para possibilitar a participação dos estudantes com DI por meio do autorrelato, os dados foram analisados usando a modelagem de equações estruturais. O processo foi parcialmente bem-sucedido. No modelo final, a estrutura disciplinar foi positivamente correlacionada ao suporte, que foi um preditor negativo para a vitimização. Os resultados destacam como os ambientes escolares com um clima escolar de suporte podem ser um fator protetor em relação à vitimização de pessoas com DI, e que práticas mais inclusivas na pesquisa científica são possíveis.

Biografia do Autor

Hellen Tsuruda Amaral, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR

Professora doutoranda da Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, PR, Brasil.

Josafá Moreira da Cunha, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor doutor da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Iasmin Zanchi Boueri, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professora pós-doutora da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Jonathan Bruce Santo, Universidade de Nebraska Omaha, Omaha, NE

Professor da Universidade de Nebraska Omaha, Omaha, NE, Estados Unidos da América.

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Publicado

2021-02-16

Como Citar

Amaral, H. T., Cunha, J. M. da, Boueri, I. Z., & Santo, J. B. (2021). Clima escolar e vitimização entre pares: percepções de estudantes com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 34, e5/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X53606