<b>DANÇA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - PNEEs</b>

Autores

  • Liliane de Oliveira Pontifícia Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Rubiane Falkenberg Zancan Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul
  • Pedro Antônio Batistella Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul

Resumo

O estudo objetivou verificar as modificações nos padrões de desenvolvimento motor de PNEEs mediante prática da dança. Participaram 14 PNEEs do CIEP/Cruz Alta. O instrumento foi a Escala de Desenvolvimento Motor (Rosa Neto, 1996). Utilizou-se a estatística descritiva e teste “t” para análise dos dados. Observou-se diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre pré e pós-testes nas variáveis idade cronológica, motora geral, motricidade ampla e equilíbrio. Concluiu-se que o programa de dança contribuiu significativamente para o desenvolvimento motor de PNEEs.

 

Palavras chave: dança, motor, desenvolvimento, especial, educação.

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Como Citar

Oliveira, L. de, Zancan, R. F., Krug, M. de R., & Batistella, P. A. (2012). <b>DANÇA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS - PNEEs</b>. Revista Educação Especial, 89–96. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5122

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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