Produção acadêmica sobre escolarização da criança com fissura lábio palatina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X48476

Palavras-chave:

Fissura Lábio Palatina, Escolarização, Revisão Bibliográfica

Resumo

As fissuras lábio palatinas (FLP) são malformações congênitas que afetam a região facial, cuja fenda ou abertura comunicam as regiões oral e nasal, provocando escape de ar pelo nariz e voz hipernasalizada. É frequentemente encontrada em nossa população, tendo a prevalência de uma criança para 650 nascimentos. A escolarização de crianças com FLP é um tema pouco explorado cientificamente. Os estudos e pesquisas sobre as FLP tratam, predominantemente, dos aspectos clínicos, funcionais e de reabilitação da malformação. Esta pesquisa teve como objetivo oferecer uma visão geral da produção acadêmica sobre a temática, afim de revelar quais conhecimentos trazem as pesquisas no campo da educação e destacar, nessa produção, os estudos que investigaram as necessidades da população de crianças com FLP na escolarização. Para tanto, utilizou-se um levantamento bibliográfico da produção científica no período compreendido entre 1990 a 2017. Foram encontrados 10.146 trabalhos e selecionados 21 estudos que abordavam algum aspecto da escolarização de crianças com FLP, sendo: 12 artigos, seis dissertações e três teses. Os resultados obtidos no levantamento permitiram verificar que, apesar de encontrar pesquisas sobre as malformações orofaciais na literatura, os estudos ainda são limitados quando se trata de investigar as experiências de crianças com FLP na escola. Constatou-se a escassez na produção acadêmica de estudos que aprofundassem a discussão das questões sobre a escolarização de crianças com FLP e as dificuldades que esta criança enfrenta especialmente na vida escolar.

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Biografia do Autor

Glorismar Gomes da Silva, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC

Professora doutora da Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, Brasil.

Maria Stella Coutinho Alcântara Gil, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Professora pós-doutora da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

Silva, G. G. da, & Gil, M. S. C. A. (2022). Produção acadêmica sobre escolarização da criança com fissura lábio palatina. Revista Educação Especial, 35, e17/1–18. https://doi.org/10.5902/1984686X48476