<b> Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? </b>

Autores

  • Alessandra Fernandes Bizerra Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Juliana Bettini Verdiani Cizauskas Instituto Butantan
  • Glaucia Colli Inglez Instituto Butantan
  • Milene Tino De Franco Instituto Butantan

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4341

Palavras-chave:

Visually impaired person, Science museum, Touching materials, Learning talks.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4341

Os processos de divulgação e educação em Ciências vêm tomando grande importância, principalmente a partir do último quarto do século passado. Os museus de ciências, enquanto espaços de educação não formal, têm papel importante na ampliação e refinamento desses processos e, sendo locais abertos à população, são demandados a desenvolver propostas inclusivas. O Museu de Microbiologia do Instituto Butantan desenvolveu uma série de atividades e materiais educativos sobre microrganismos para facilitar a aproximação entre o público deficiente visual e a cultura científica. No presente estudo procurou-se compreender como os visitantes deficientes visuais interpretam os materiais desenvolvidos, verificar qual o entendimento que o uso desses materiais propicia e estudar os tipos de significados que lhes são dados. Pessoas com deficiência visual foram entrevistadas durante a exploração do material com o auxílio de um áudio-guia e as conversas geradas foram analisadas, estabelecendo-se categorias interpretativas. A categoria mais frequente foi a “Estratégica de Uso” (11,8%), quando os deficientes visuais manifestavam suas impressões sobre como utilizar o Programa MicroToque. Outras duas categorias, “Afetiva de Prazer” (10,2%) e “Perceptiva de Identificação” (8,6%) foram também encontradas. A junção das ferramentas tátil e auditiva foi fundamental para a resolução de problemas e criação de representações visuais, importantes para construção e compreensão de conceitos e facilitando a organização do pensamento teórico. Sugere-se aqui a necessidade de uma organização dos conteúdos que favoreça o estabelecimento de conversas interpretativas conceituais e também a consideração dos conhecimentos prévios de visitantes com deficiência visual na elaboração dos aparatos a eles destinados, o que poderia propiciar maior frequência de outras elaborações conversacionais.




Palavras-chave: Deficientes visuais. Museu de Ciências. Materiais para toque. Conversas de aprendizado.

 

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Biografia do Autor

Alessandra Fernandes Bizerra, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

Departamento de Zoologia

Área: Ensino de Biologia

Juliana Bettini Verdiani Cizauskas, Instituto Butantan

Museu de Microbiologia

Área: Educação em Museus

Glaucia Colli Inglez, Instituto Butantan

Museu de Microbiologia

Área: Educação em Museus

Milene Tino De Franco, Instituto Butantan

Museu de Microbiologia e Laboratório de Imunogenética

Áreas: Educação em Museus

e Imunologia de Gatroenterites

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Publicado

2012-03-26

Como Citar

Bizerra, A. F., Cizauskas, J. B. V., Inglez, G. C., & Tino De Franco, M. (2012). <b> Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? </b>. Revista Educação Especial, 25(42), 57–73. https://doi.org/10.5902/1984686X4341

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua