<b> Reflexão sobre as interações sociais: pessoas idosas com deficiência mental</b>
Resumo
O propósito desta pesquisa foi a investigação sobre as condições de vida de deficientes mentais idosos institucionalizados na Escola de Educação Especial “Recanto Feliz” e Asilo São Vicente de Paulo, instituições localizadas no município de Palmeira das Missões- RS, através de um estudo sobre a importância das interações sociais para estes sujeitos. Utilizou-se de um estudo de caso comparativo entre os idosos das respectivas instituições. O procedimento da análise dos dados buscou uma aproximação com as teorias vygotskyana e walloniana e a investigação evidenciou a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas no campo das ciências humanas como forma de sustentar e qualificar as práticas institucionais voltadas para o deficiente mental idoso. O idoso institucionalizado na escola vivenciou uma prática interativa que favoreceu o seu desenvolvimento quanto a comunicação, ao uso da linguagem e a sua convivência no grupo. A idosa da casa asilar permanece no mesmo nível de desenvolvimento, tendo em vista o seu contexto social.
Palavras-chave: Idoso. Deficiência Mental. Interações Sociais.
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